O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu na noite de terça-feira (14/09), a Santa Missa da Festa da Exaltação da Santa Cruz e de Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro da Paróquia São Geraldo Magella, na Vila Guaraciaba, Região Santo André – Leste. Concelebrada pelo administrador paroquial Pe. Walace Augusto Tomazini e com as participações do diácono Celso Luis Sais e do secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves de Lima, a celebração contou com a presença de fiéis seguindo todos os protocolos sanitários de distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel, e também com transmissão pelas redes sociais da paróquia.
Benção da Cruz e da imagem de São Geraldo
No início da celebração, Dom Pedro procedeu a benção da cruz da paróquia. “Adoremos com fé, os eternos desígnios de Deus, que fez do mistério da cruz, o sacramento da misericórdia divina. Ao contemplar a cruz, estamos lembrando que nela se realizou o mistério do amor, com que Cristo amou a sua Igreja. Ao saudar a cruz, estamos recordando que Cristo, com seu sangue, afastou toda a divisão e constituiu com povos diversos, um só povo de Deus. Ao venerar a cruz, devemos meditar sobre a nossa condição de discípulos de Cristo e proclamar-nos tais, carregando a nossa cruz todos os dias para imitá-lo generosamente.”
Em seguida foi acolhida a nova imagem de São Geraldo colocada próxima ao altar, que também recebeu a benção e a oração do bispo diocesano. “Concedei-lhes (fiéis), seguindo os passos do Senhor e imitando o exemplo de São Geraldo, que procurem atingir a estatura perfeita até a medida da plenitude de Cristo. Anunciem com palavras e obras, o evangelho, sem hesitar.”
Protagonismo dos leigos
Durante a homilia, Dom Pedro fez questão de recordar o início da trajetória da paróquia, ao valorizar a união dos leigos para a conquista do terreno para a construção da igreja. “Quero parabenizar a paróquia por essa caminhada bonita, de 50 anos, que começou no dia 14 de setembro de 1971, quando Dom Jorge (Marcos de Oliveira, primeiro bispo diocesano), criou essa paróquia. Mas aqui já existia um grupo de leigos. Um dado bonito da história desta paróquia é que quem fundou essa paróquia foram os leigos. Estava tendo esse loteamento aqui e os católicos daqui precisavam arrumar um jeito de ter igreja aqui. E foram pedir esse terreno. E o dono do terreno (Dr. Pascoal) doou com a condição de pôr o nome de Geraldo, que era um parente que tinha morrido. Então, aqui o casal João Gondim e Geralda, Vicente Rosa, Jácomo Carbonezi, Nicolau, Luiza e Manoel Rui de Freitas criaram a comissão (para a construção da capela)”, conta o bispo.
Essa é uma realidade que, segundo Dom Pedro, sempre acompanhou boa parte da criação das igrejas em todo o Grande ABC, graças ao empenho de cristãos leigos que articulavam e conseguiam a doação de terrenos para a construção das capelas e paróquias.
Mensagem de fé e esperança
Por fim, o bispo diocesano deixou uma mensagem aos paroquianos. “Coragem! Vão em frente! Não deixem a chama desse amor de Cristo crucificado vivido por São Geraldo, padroeiro desta paróquia, não deixem essa chama se apagar! E que vocês possam, unidos ao padre, ao diácono, serem uma luz para colocar no alto do monte. Jesus disse que nós cristãos devemos ser uma luz, não colocada debaixo da mesa, debaixo da cama, mas no alto; não para se gloriar, para se mostrar, mas para iluminar, com a luz do Espírito Santo, com a luz desse amor que vem de Cristo, com a luz de nossos testemunhos, de caridade, de fraternidade e trabalhando nas pastorais”, conclui Dom Pedro, ao mencionar o legado do Sínodo Diocesano presente entre nós: “uma Igreja acolhedora, da acolhida e da missão.” Antes do término da celebração, o bispo também abençoou e consagrou o novo tabernáculo (também chamado de sacrário, local onde são conservadas as hóstias consagradas) da paróquia, e junto aos paroquianos, realizaram oração olhando para a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que peregrinou pela diocese e foi colocada em lugar de destaque próximo à entrada da igreja.
A Paróquia São Geraldo Magella fica localizada na Avenida Queirós Filho, nº 2765 – Vila Guaraciaba, em Santo André. As missas são realizadas nos seguintes horários nestes tempos de pandemia: durante a semana (19h) e domingo (7h, 10h e 18h). Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4451-6257 (telefone) ou 96855-1341 (WhatsApp).
Fotos: Paróquia São Geraldo Magella
Leia mais
Paróquia São Geraldo Magella celebra Jubileu de Ouro em Santo André
Source: Diocese