“Pe. Alexandre já foi abençoado, porque o Senhor já derramou o seu amor. Já derramou o seu amor, já derramou o seu amor, o Senhor já derramou o seu amor!”
Uma acolhida para se sentir em casa! Assim, os fiéis da Paróquia Santa Teresinha, no Bairro Santa Teresinha, Região São Bernardo – Centro, receberam o seu novo administrador paroquial, Pe. José Alexandre Mosquelli de Almeida, mipk, 40 anos, que tomou posse na tarde de domingo (22/08), durante a celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.
Pe. Alexandre, que conciliará as atividades na Paróquia Santa Teresinha com a continuidade da administração da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no DER, também na Região São Bernardo – Centro, agradeceu primeiramente a Deus pela vida, pela vocação e pela missão; à Igreja, na pessoa de Dom Pedro, por ser solícito em amparar o seu povo; e aos padres diáconos da região, pelo apoio e amizade; e ao Pe. Romeu Leite Izidório, que esteve à frente da paróquia pelos últimos cinco anos e oito meses (assumiu como pároco da Paróquia Santíssima Virgem, no dia 20 de agosto de 2021), pela acolhida e apresentação da comunidade.
Oração e missão
Em seguida, o presbítero fez menção especial a todos os irmãos e a todas as irmãs da Paróquia Santa Teresinha. “Me senti muito bem acolhido, por mensagens, encontros, por troca de palavras, de ideias. Fico muito agradecido pelo carinho pelo qual já expressaram para comigo”. E não deixou de expressar admiração pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na qual completará três anos como pároco no próximo dia 13 de setembro. “Compreenderam esse momento em que me foi confiado também esse serviço”, frisa. “Como disse a liturgia eucarística de hoje: pastor e rebanho. Vamos servir juntos ao Senhor Jesus e a sua Igreja, inspirados em Santa Teresinha, mestra em oração e mestra na missão. Oração e missão nos sustentarão para o anúncio do evangelho”, projeta Pe. Alexandre, que coordena a Região Pastoral São Bernardo – Centro e foi reeleito em julho de 2021, para conduzir pelo próximo triênio, a Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano dos Missionários da Imaculada Padre Kolbe (MIPK). Também compareceram à celebração de posse do Pe. Alexandre sacerdotes, amigos e o vice-prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima.
Providência divina
“Tudo é providência nos caminhos de Deus. Assim, a providência divina trouxe aqui o Pe. Alexandre, que mora aqui perto e tem um coração bom. E uma característica: ele sabe fazer sacrifício com alegria. Vamos em frente com a graça de Deus, com a unidade de todos. Isso é muito importante! A comunidade paroquial estar unida em torno de Jesus, porque ele é o verdadeiro pastor da Igreja”, destaca o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, ao falar da necessidade de se rezar pelas vocações sacerdotais neste Mês Vocacional. Refletindo sobre o evangelho deste 22 de agosto (Jo 6,60-69), Dom Pedro reforçou que a comunidade paroquial deve assumir o projeto de Deus, através de uma entrega radical, na fé e na ação de seguir Jesus Cristo.
“Trata-se de compreender que é o projeto que dá a vida. E o projeto de Deus não pode ser vivido com meios termos. Os discípulos devem assumir uma vida de missão e ação como a de Jesus para que sejam glorificados pelo Pai. Pela cruz que se chega à luz, assim como nessa comunidade a Palavra de Deus é muito refletida, rezada, por isso ela ilumina, principalmente nos momentos difíceis, como uma força. um amparo que nos estimule a repetir como Simão Pedro disse: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.(Jo 68)”, medita.
Sobre a paróquia
A Paróquia Santa Teresinha foi criada no dia 28 de agosto de 1968 pelo primeiro bispo diocesano Dom Jorge Marcos de Oliveira. Aos finais de semana, as missas são realizadas aos sábados, às 17h, e aos domingos, às 8h, 10h e 17h. A Paróquia Santa Teresinha está localizada na Rua Antônio Simionato, s/nº, no Bairro Santa Teresinha, em São Bernardo. Mais informações pelo telefone:4125-8005.
Rito da posse
A leitura da provisão de posse do Pe.Alexandre foi lida pelo Pe. Romeu Leite Izidório. Depois, o sacerdote realizou a profissão de fé e recebeu o evangeliário para proclamar os evangelhos. Logo após ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo. Neste momento, o bispo declara oficialmente Pe. Alexandre como o novo administrador paroquial da Paróquia Santa Teresinha, sendo aclamado pelos paroquianos locais. Pe. Alexandre assinou a ata, que também fora assinada por Dom Pedro, padres presentes e alguns leigos. O secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves de Lima auxiliou na posse.
Sobre o novo administrador paroquial
Nome completo: José Alexandre Mosquelli de Almeida
Data de Nascimento: 03/12/1980 (40 anos)
Cidade natal: Mogi Mirim (SP)
Ano de entrada no seminário: 1998 (Missionários da Imaculada Pe. Kolbe)
Ordenação Diaconal: 13/06/2009
Ordenação Sacerdotal: 08/12/2009
Atuação nas paróquias: oito anos e meio na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Diocese de Dourados, no Mato Grosso do Sul; em setembro de 2018, o sacerdote assumiu a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no DER, em São Bernardo; e no dia 22 de agosto de 2021 foi empossado como administrador paroquial da Paróquia Santa Teresinha, na Região São Bernardo – Centro.
Atuação diocesana: coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Centro e diretor geral da Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano dos Missionários da Imaculada Padre Kolbe (MIPK).
Crédito das fotos: Francelle Reis
Source: Diocese