Aconteceu, entre 11 e 15 de julho, a 13ª Semana Diocesana de Liturgia, promovida pela Comissão Diocesana de Liturgia e destinada a todos os agentes da pastoral litúrgica, leitores, animadores, músicos, coroinhas e cerimoniários, ministros extraordinários, e todas as pessoas que desejam conhecer mais a sagrada liturgia. A Semana Diocesana de Liturgia é organizada pelos representantes regionais da pastoral litúrgica e conta com a ajuda dos padres e coordenadores paroquiais.
A cada ano, cinco temas são escolhidos para serem abordados. A escolha dos temas é fruto das sugestões dadas pelos participantes da semana e daquilo que os representantes regionais julgam importante e pertinente. Já são mais de 10 anos com esta iniciativa frutuosa. Geralmente, aborda-se temas teóricos e práticos. Este ano, os participantes da Semana Diocesana de Liturgia aprenderam mais sobre a “Liturgia das Horas” (com a Ir. Odir e o Diácono Celso Sais), “Liturgia e Vocação” (com os coordenadores diocesanos do SAV-PV Gisleine e Claudinei e também o Diácono Cauê), “Integração entre Música e Liturgia” com o Maestro Diego Muniz e a professora Rosana Vertematti), “Ornamentação Litúrgica” (com as membras da Equipe Diocesana de Celebrações Elza, Ana Maria, Isabel e Ana Cláudia) e “Liturgia como Expressão da Sinodalidade” (com o vigário-geral Pe. Joel Nery, nosso Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini e o Diácono Jorge Luis).
Após dois anos acontecendo de modo virtual, a Semana Diocesana de Liturgia retornou ao formato presencial e, pela primeira vez, simultaneamente nas dez regiões pastorais da Diocese. Para o coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Guilherme Franco Octaviano, “é sempre muito bom promover a Semana de Liturgia, pois em nossas comunidades, grande parte dos agentes de pastoral se interessam pela Liturgia, pois ela é a fonte e o ápice da missão da Igreja”. Segundo ele, “mobilizar as dez regiões pastorais para realizarem simultaneamente as formações é um modo de colocar em prática o 8º Plano Diocesano de Pastoral e de fazer com que as formações cheguem cada vez mais a um número maior de pessoas”.
Embora a participação tenha sido expressiva, ainda é preciso que mais pessoas nas comunidades se sintam responsáveis pela atualização litúrgica, afinal, todos servem à liturgia, e não somente os leitores. Risocleide Matos, coordenadora da Comissão, “participei de todas as Semanas Diocesanas de Liturgia e, a cada ano, ela é muito esperada. Foi uma imensa alegria voltar a forma presencial, pois nada se compara ao prazer de ver as pessoas, conversar, tomar um café juntos… Passei por todas as regiões e percebi a alegria das pessoas em estar participando, os palestrantes também ficaram felizes e satisfeitos com a participação em todas as regiões. Só temos a agradecer a Deus, primeiramente, aos palestrantes e aos nossos queridos representantes regionais, que muito nos ajudaram para a realização desta semana de formação.”
No dia 09 de agosto, às 19h30, haverá uma live que será transmitida pelas mídias sociais da diocese, para responder as perguntas que não foram possíveis durante a semana. Você ainda pode enviar a sua para liturgia@diocesesa.org.br.
Quer assistir as formações da 13ª Semana Dioces
ana de Liturgia? Clique aqui e veja em nosso canal do Youtube.
Source: Diocese