A Equipe de Animação, no Brasil, do Sínodo envia às dioceses um comunicado com orientações à fase continental do processo do Sínodo dos Bispos. Os membros informaram que a participação nas duas primeiras etapas do processo sinodal iniciado em 2021 foi muito expressiva. No Brasil, mais de 260 sínteses foram recebidas na conclusão da Etapa Diocesana. Todo esse material foi reunido em uma Síntese única, enviada à Secretaria Geral do Sínodo.
Somam-se à do Brasil as sínteses de outras 111 Conferências Episcopais, de todas as 15 Igrejas Orientais, de 17 dos 23 dicastérios da Cúria Romana, além de outras sínteses advindas de institutos, associações e movimentos. “A participação expressiva e a adesão entusiasmada ao processo sinodal testemunham a disposição da Igreja em falar e ouvir, especialmente à escuta do que o Espírito diz às Igrejas (cf. Ap 2,29). O processo sinodal, porém, não se encerrou. Estamos a caminho da próxima etapa: a Fase Continental”, reforça comunicado da Equipe Nacional.
A partir das Sínteses recebidas, a Secretaria Geral do Sínodo elaborou o Documento de Trabalho para a Etapa Continental (DEC), que pode ser acessado aqui, e tem com como inspiração a exortação de Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda!” (Is 54,2). Publicado em 27 de outubro de 2022, o DEC traz um belíssimo mosaico dos processos de escuta que marcaram a primeira fase do sínodo. O texto recupera diversos trechos das diferentes Conferências Episcopais e revela o aspecto universal de tantos frutos, sementes e ervas daninhas que também pela Igreja no Brasil haviam sido identificados.
Nova escuta às dioceses
Além disso, o DEC indica como será a organização da Etapa Continental, que incluirá nova escuta às dioceses. Dessa vez, os principais envolvidos serão o Bispo diocesano e a Equipe sinodal diocesana. Cada diocese poderá discernir a viabilidade ou não de convidar outras pessoas para participar desta etapa. Os passos serão os seguintes:
- Em atitude orante, ler o Documento para a Etapa Continental (DEC – link).
- Em conjunto e mantendo a atitude orante, discernir a respeito das três questões indicadas no DEC, n. 106:
a. Depois de ter lido o DEC em ambiente de Oração, quais intuições ecoam, de modo mais intenso, com as experiências e as realidades concretas da Igreja do vosso continente? Quais as experiências vos aparecem novas ou iluminadoras?
b. Depois de ter lido o DEC e fazer uma pausa em oração, quais tensões ou divergências substanciais surgem como particularmente importantes na perspectiva do vosso continente? Consequentemente, quais são as questões ou interrogações que deveriam ser enfrentadas e tomadas em consideração nas próximas fases do processo?
c. Olhando para aquilo que emerge das duas perguntas precedentes, quais são as prioridades, os temas recorrentes e os apelos à ação que podem ser partilhados com outras Igrejas locais no mundo e discutidos durante a Primeira Sessão da Assembleia sinodal em outubro de 2023?
3. As reflexões do grupo a respeito de cada questão devem ser registradas no formulário eletrônico preparado pela Equipe Nacional de Animação do Sínodo, que será enviado às dioceses. O prazo é o dia 17 de fevereiro de 2023.
Após o dia 17 de fevereiro de 2023, a Equipe Nacional de Animação do Sínodo fará um novo trabalho de Síntese das contribuições recebidas, que será levada para a Etapa Continental. Essa etapa, que reunirá as Conferências Episcopais do Cone Sul, acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 6 e 10 de março de 2023.
A Equipe Nacional, que animou e assessorou a Etapa Diocesana, continua à disposição para auxiliar as dioceses nesse novo passo do caminho Sinodal. O contato principal permanece o e-mail: sinodo_2023@cnbb.org.br.
Source: Diocese