O Sínodo está agora na sua fase final. O Documento produzido pelos participantes, chamado de Relatório Final ou Relação de Síntese, já está pronto. Foi distribuído a cada um dos 464 participantes (sendo 365 com direito a voto), entre os quais 54 mulheres, para ser lido, examinado e discutido.
De manhã todos os participantes passaram lendo o Relatório Final à tarde foi realizada a 18 Congregação Geral com a presença do Papa Francisco. Papa Francisco fez uma intervenção falando sobe a Igreja como Povo de Deus. Em seguida todos os que quiseram falar puderam se inscrever e dar seu parecer ou pedir para acrescentar ou tirar algo. O tempo de cada um foi dois minutos. Foi neste momento que Dom Pedro falou comentando a menção ao Reino de Deus no texto:
“Santo Padre, irmãos e irmãs: Agradeço o trabalho feito pela Comissão da Relação de Síntese, abrangente e inclusivo. Destaco o aparecimento no texto oito vezes da menção ao Reino de Deus. Isto é um avanço e coloca o texto em sintonia com o Vaticano II. O Reino de Deus é o horizonte no qual podemos compreender melhor a sinodalidade e o conceito de Povo de Deus. Porque o Rei no é maior que a Igreja. A Igreja é missão em favor do Reino e não em favor dela mesma. Proponho incluir na página 17 letra a) o seguinte acréscimo: O Reino de Deus se manifesta em Jesus e na Igreja (LG5). Não há separação entre Cristo, Reino e Igreja (RM 18). Como evangelizador Cristo anunciou em primeiro lugar o Reino de Deus. Somente o Reino é absoluto (EM 8). Obrigado”.
Dom Pedro falou outras duas vezes, sendo uma na 6ª Congregação Geral dia 11/10, na presença também do Santo Padre sobre o testemunho profético da Igreja. Outra fala foi na 10ª Congregação Geral dia 16/10, falou sobre a necessidade de superação do clericalismo tanto do clero como dos leigos, para que o caminho da sinodalidade seja aberto e trilhado por toda a Igreja.
Durante a realização do Sínodo, todos os participantes puderam enviar aos teólogos e à Comissão de redação, suas contribuições pessoais. Dom Pedro enviou 9 contribuições versando sobre vários assuntos.
Neste período, além do trabalho do Sínodo houve uma reunião dos bispos latino-americanos que participam do Sínodo para articular a divulgação do resultado do Sínodo nesta primeira etapa e a preparação da segunda Fase em 2024. Estiveram presentes o presidente delegado do Papa para o Sínodo e o Secretário Geral, Cardeal Grech.
The post Fase final do Sínodo: exame e aprovação do relatório de síntese first appeared on Diocese de Santo André.
Source: Diocese