Cerca de 150 leigos membros dos CRPs (Conselhos Regionais de Pastoral) das paróquias das dez regiões pastorais da Diocese de Santo André participaram na manhã de sábado (25/09), de encontro formativo online sobre o processo de escuta para a indicação do novo coordenador diocesano de Pastoral, que será escolhido pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, em novembro deste ano. O mandato do coordenador diocesano de Pastoral é de três anos.
A formação teve início com a palestra do coordenador geral do secretariado de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo, Pe. Tarcísio Marques Mesquita, que gravou a apresentação especialmente para a Diocese de Santo André. No vídeo, o padre abordou temas como o perfil e o papel do coordenador. “O coordenador é um articulador que trabalha junto do bispo e de toda a estrutura básica de governo da diocese, para que se realize um bom planejamento em vista da ação pastoral, que é função do coordenador: organizar a estrutura, o encaminhamento do planejamento, as decisões e as deliberações”, explica Pe. Tarcísio.
Logo em seguida, o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, que já cumpriu dois mandatos na função como coordenador, entre os anos de 2015 e 2021, destacou o Estatuto e as Orientações para o processo de escuta, bem como a importância da participação de todos.
Segundo Pe. Joel, “uma das principais ações do coordenador diocesano de Pastoral é motivar, organizar e acompanhar de modo permanente o Plano Diocesano de Pastoral, seja em seu processo de elaboração, em sua execução e em sua avaliação, bem como viabilizar a concretização do Plano nas paróquias, pastorais, movimentos e associações da Diocese.”
Clique aqui e conheça doze tarefas específicas do coordenador diocesano de Pastoral
Conheça as etapas do processo de escuta e indicação
1ª Etapa
O clero, de cada região pastoral, deve se reunir e indicar o nome de três padres, que pertençam ao clero da Diocese de Santo André.
*
2ª Etapa
Cada leigo membro dos CRPs (Conselhos Regionais de Pastoral) das dez regiões pastorais realizará a indicação de três nomes de padres até o dia 30 de setembro. Em reunião do dia 2 de outubro, o CDP (Conselho Diocesano de Pastoral), a partir dos formulários preenchidos pelos leigos nas regiões pastorais, indicará os nomes de três padres à Coordenação Diocesana de Pastoral.
*
3ª Etapa
No dia 18 de novembro, durante a última Reunião do Clero em 2021, a partir da lista com o nomes indicados pelos leigos e pelo clero de cada região pastoral, será feita, por meio de votação, a indicação de três nomes de padres ao bispo Dom Pedro Cipollini, que dentre esses três mais votados, escolherá o novo coordenador diocesano de Pastoral.
Dúvidas podem ser enviadas ao Centro Diocesano de Pastoral pelo telefone: (11) 4469-2077 ou pelo WhatsApp: (11) 99981-1233.
Participação dos leigos
“Gostei muito de tudo que foi falado e é muito importante a escolha do novo coordenador para que haja sempre um revigoramento e dê oportunidade a outro padre para essa importante missão”, Eliana Rodrigues de Souza, 54 anos, faturista hospitalar e paroquiana da Paróquia São Felipe Apóstolo (Mauá)
“Dando continuidade à sinodalidade, a Diocese de Santo André, através do nosso bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, nos abre a possibilidade de, nós leigos e leigas, participarmos do processo de escuta para a indicação do novo Coordenador Diocesano de Pastoral, que irá se colocar a serviço, executivo, estimulante e fraterno, junto às pastorais, inspirado pela força e comando do Espírito Santo”, Hervando Luiz Noin, 63 anos, engenheiro e secretário da Pastoral Familiar Diocesana
“Participar da indicação do novo coordenador diocesano mostra a abertura de nossa Diocese para os leigos, sem a imposição de um sistema pronto”, Maria Isabel de Lima, 66 anos, advogada e paroquiana da Paróquia Santa Joana d’Arc (Santo André – Leste)
“O que forma um sábio não é o quanto ele estuda, mas o quanto sabe escutar. Dom Pedro usou de sabedoria quando abriu o processo de escuta e diálogo para a indicação dos candidatos a ocuparem a função de coordenador. Afinal, a Igreja somos todos nós, clero e leigos. A Diocese de Santo André se posiciona contra o clericalismo e traz o povo de Deus para participar do processo de indicação do novo coordenador diocesano de pastoral”, Aguinaldo Viola, 61 anos, assessor comercial e representante da Paróquia Nossa Senhora Aparecida no CRP (São Caetano do Sul)
“Esse processo de escuta, na perspectiva sinodal, será a base do nosso discernimento, e nos esclarecerá para guiar os passos futuros que, como Igreja na região e como CELAM, devemos acompanhar o Jesus encarnado hoje no meio do povo, em seu “sensus fidei” que é seu sentimento de fé”, Maria José de Jesus Andrade, 59 anos, enfermeira aposentada, coordenadora diocesana do Apostolado da Oração e paroquiana da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (São Bernardo – Anchieta)
A Diocese de Santo André está unida em oração para que o Espírito Santo nos ilumine e nos guie durante esse processo de escuta com as participações dos leigos e do clero, nas indicações e na escolha do futuro coordenador diocesano de Pastoral!
Leia mais
Diocese inicia processo de escuta para a indicação do novo coordenador diocesano de Pastoral
Source: Diocese