A Formação Permanente do Clero da Diocese de Santo André aconteceu nas manhãs de 23 a 25 de maio, no auditório, no Edifício Sede Santo André Apóstolo, organizada pela Pastoral Presbiteral, que é coordenada pelo Padre José Cassiano Aparecido.
O clero foi acolhido pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, que ao lado do coordenador da pastoral, realizou a oração da manhã antes das formações de cada dia.
No primeiro dia o Prof. Pe Elizeu da Conceição abordou sobre “A Economia de Francisco” e como o modelo econômico atual afeta os mais vulneráveis, gerando o acúmulo de riqueza para poucos e o empobrecimento de muitos.
Refletindo no segundo dia a Carta Apostólica sobre a formação litúrgica do povo de Deus: “DESIDERIO DESIDERAVI”, do Papa Francisco, o moderador foi o Padre Damásio Medeiros, que trouxe aspectos importantes sobre o documento:
“O documento é de um texto de meditação, com um vívido caráter bíblico, patrístico e litúrgico, que oferece muitas motivações para compreender a beleza da verdade da Celebração Litúrgica.”
O psicólogo Wellington Heleno falou sobre o saber envelhecer dos presbíteros, trazendo pontos importantes do dia a dia dos padres e como lidar com as adversidades da vocação.
Source: Diocese