No mês de Maio, tivemos o início das aulas do curso de libras em nossa paróquia, ministradas pelo professor Sandro Martins, que leciona libras há mais de dez anos, ofertado a paroquianos interessados em servir a Deus através do serviço aos irmãos com deficiência auditiva e de fala.
Libras é a língua brasileira de sinais, que é reconhecida pela Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e utilizada pela maioria dos deficientes auditivos dos centros urbanos brasileiros. Ela é derivada de uma língua de sinais originada em regiões do país e também da língua gestual francesa. Os sinais são feitos com movimentos das mãos, do corpo e de expressões faciais. Como qualquer outra língua, libras também apresenta variações regionais.
Nosso pároco, padre Dayvid, falou um pouco sobre o porquê de haver um curso de libras na paróquia: “O curso de libras surge como um incentivo para que, em nossa paróquia, tenhamos um trabalho com pessoas com necessidades especiais. A ideia surgiu já há bastante tempo, quando visitei uma paróquia que tinha um trabalho de catequese com os especiais.” Ele também falou sobre sobre suas expectativas em relação a este trabalho: “Espero que as pessoas que farão esse curso possam se preocupar com a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais, criando em nossa paróquia um trabalho específico com essas pessoas. Muitas vezes nós não estamos preparados para receber em nossas igrejas pessoas com deficiência auditiva. Precisamos abrir as portas da igreja para todos e isto inclui aqueles que possuem essa dificuldade de comunicação. Com pessoas preparadas, espero suprir essa necessidade.”