Neste 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, São José é a figura central como modelo para as vocações, com o tema proposto pelo Papa Francisco: “São José: o sonho da vocação”. E numa plena comunhão com a Igreja no Brasil e no mundo, a Diocese de Santo André, por meio da Pastoral Vocacional e do SAV (Serviço de Animação Vocacional), promove neste 4º Domingo da Páscoa, o Domingo do Bom Pastor (25/04), a “Hora Santa Vocacional”, com oração e adoração eucarística, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.
Em sintonia com o ano celebrativo do patrono da Igreja, a iniciativa integra as atividades do Ano Vocacional Diocesano e será transmitida ao vivo, às 15h, pelas mídias sociais da Diocese: (Facebook: https://bit.ly/35YfmwA e YouTube: https://bit.ly/2zHgOqU), diretamente do Seminário de Teologia.
Subsídios
O assessor seminarista do SAV (Serviço de Animação Vocacional) e da Pastoral Vocacional, Cauê Ribeiro Fogaça, avisa que os subsídios da Hora Santa estão disponibilizados no site da diocese, para os fiéis das paróquias do Grande ABC participarem deste momento de pedir mais vocações inspiradas pelo patrono da Igreja universal, São José, e ao Senhor da Messe.
Filtro nas redes sociais
Os participantes também serão convidados a publicarem uma foto através de um filtro marcando os perfis da Diocese @diocesedesantoandree do SAV @vocacionalsa no Instagram.
Mensagem do Papa Francisco
O Papa Francisco divulgou a Mensagem para o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações na Solenidade de São José, no dia 19 de março de 2021, recordando que o Ano especial dedicado a São José teve início no dia 8 de dezembro de 2020, por ocasião do 150º aniversário da declaração dele como Padroeiro da Igreja universal (cf. Decreto da Penitenciaria Apostólica, 8 de dezembro de 2020).
Em sua carta apostólica Patris corde, o sumo pontífice destaca o objetivo de “aumentar o amor por este grande Santo” (concl.). Trata-se realmente duma figura extraordinária e, ao mesmo tempo, “tão próxima da condição humana de cada um de nós” (introd.). São José não sobressaía, não estava dotado de particulares carismas, não se apresentava especial aos olhos de quem se cruzava com ele. Não era famoso, nem se fazia notar: dele, os Evangelhos não transcrevem uma palavra sequer. Contudo, através da sua vida normal, realizou algo de extraordinário aos olhos de Deus.
Leia aqui a íntegra da mensagem
Sobre o Ano Vocacional Diocesano
A Diocese de Santo André realiza pela primeira vez, o Ano Vocacional Diocesano, cuja abertura ocorreu no dia 1º de dezembro de 2019, com a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, e prossegue durante o ano de 2021.
Com a tema “Acolho o teu Chamado”, a iniciativa inédita surgiu pela questão da ausência das vocações e o objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre a importância de uma cultura vocacional, bem como principalmente incentivar e despertar as vocações sacerdotais, sem deixar de valorizar os trabalhos dos religiosos e leigos em nossa diocese.
Entre as principais atividades do Ano Vocacional Diocesano estão a peregrinação do ícone do Bom Pastor, a Hora Santa com o bispo e regionais com os subsídios no ABC Litúrgico, o Curso de Formação para agentes do SAV (Serviço de Animação Vocacional), as visitas aos seminários e séries especiais sobre as vocações em tempos de pandemia. Aqui você também encontra uma matéria sobre os significados do logo do Ano Vocacional e do ícone do Bom Pastor.
Previsto inicialmente para a Festa Litúrgica de Cristo Rei em novembro deste ano, o encerramento do Ano Vocacional foi postergado e aconteceria no dia 1º de abril de 2021, durante a Missa dos Santos Óleos, na Quinta-Feira Santa. No entanto, com as medidas restritivas do Plano SP no enfrentamento à pandemia em todo o estado paulista, um novo adiamento foi anunciado juntamente com a Missa Crismal, em data a ser anunciada em breve.
O assessor diocesano da Pastoral Vocacional é o Pe. Everton Gonçalves Costa.
Source: Diocese