Neste ano de 2021, o Tríduo Bíblico Catequético da Diocese de Santo André com o tema “Vocação do Ser Catequista” acontecerá no formato online, entre os dias 27 e 29 de agosto (sexta a domingo), com foco principal no Motu Proprio “Antiquum ministerium”, pelo qual o Papa Francisco instituiu formalmente o Ministério de Catequista. No Mês Vocacional e para celebrar o Dia do Catequista, os três dias de oração e reflexão serão transmitidos pelas mídias diocesanas: Facebook e YouTube.
O assessor da Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã, Pe. Eduardo Calandro, que mediará os encontros, convida todos os catequistas das dez regiões pastorais da diocese a participarem dos momentos de reflexão e oração pelas mídias sociais e detalha a importância de cada dia da programação: “O primeiro dia do tríduo contará com a presença de Dom Pedro (Carlos Cipollini, bispo diocesano) falando sobre o ministério de catequista, que é um ministério antigo que envolve nossas fontes apostólicas. Então, nada melhor para falar dessas fontes do que o nosso bispo, porque ele é essa ligação apostólica que nós temos aqui na diocese. No segundo dia vamos conversar sobre ministério e todas fontes bíblicas num momento conduzido pelo Pe. Pedrinho (diretor da Escola Diaconal Santo Efrém Diácono). E no terceiro dia nós vamos rezar o Santo Terço, novamente com o nosso bispo Dom Pedro”, salienta. A ação anual também atende aos itinerários de oração, espiritualidade e formação do 8º Plano Diocesano de Pastoral.
Sobre o Motu Proprio “Antiquum ministerium”
Pe. Eduardo destaca os principais pontos do Motu Proprio “Antiquum ministerium” assinado pelo sumo pontífice no dia 10 de maio de 2021 e publicado no dia seguinte, ao mencionar primeiro a fidelidade ao passado e a responsabilidade que nós temos no presente, ou seja, é indispensável para que uma Igreja se lance para frente, que ela olhe para o seu passado, para a nossa tradição. “Nós valorizamos a tradição, temos a Sagrada Escritura, o magistério do catecismo. Então é olhando para trás, aquilo que há tantos séculos acontece na Igreja, essa ação evangelizadora através de leigos e leigas, que se sentem chamados para a missão”, ressalta.
Segundo o sacerdote, é importante esclarecer que o ministério não deve ser associado apenas a serviço, um serviço que se presta, mas também como um dom que vem do alto, que vem de Deus. “Deus oferece esse dom que se manifesta numa vocação e que esta vocação é manifestada através de um carisma. Ser catequista é abraçar um carisma. Então, o ministério é dom e carisma. O ministério do catequista é abraçar um dom. É abraçar um carisma na ação evangelizadora da Igreja”, pontua.
Valorização do catequista
Para Pe. Eduardo, a valorização da pessoa do catequista é fundamental. “Nós temos que aprender cada vez mais a valorizar essa pessoa que doa a sua vida semanalmente. Outro ponto importante que o Motu Proprio ressalta é o de que o catequista é testemunha da fé. Ele é mestre e mistagogo. Ele acompanha essa pessoa, é um pedagogo que acompanha, que conduz para o mistério. É o mistagogo. Ele institui não em nome próprio. Nenhum catequista fala em nome próprio. Ele fala em nome da Igreja”, explica. Diante dessa explanação, por isso o catequista pode ser um ministério. “Ele representa, ele é a Igreja. Uma identidade que só se conquista através do quê? Através da oração, do aprofundamento, o estudo Motu Proprio fala disso, e a participação direta na vida eclesial, na vida da comunidade, porque daí ele pode desenvolver toda a sua ação evangelizadora da catequese com muita coerência”, comenta o pároco da Paróquia Santo Antônio, na Região Santo André – Utinga.
Confira a programação:
Tríduo Bíblico Catequético “A Vocação do ser Catequista”
O Ministério de Catequista
Com o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini
Dia: 27 de agosto (sexta)
Horário: 20h
O Ministério na Bíblia
Com o padre José Pedro Teixeira de Jesus
Dia: 28 de agosto (sábado)
Horário: 20h
Oração do Santo Terço
Com o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini
Dia: 29 de agosto (domingo)
Horário: 18h
*Transmissão pelas mídias diocesanas: Facebook e YouTube.
Leia mais:
Papa Francisco institui o Ministério de Catequista
Ministério de Catequista: por uma Igreja que fortaleça o acolhimento em permanente ação missionária
8º Plano de Pastoral reforça vocação dos catequistas
Dom Pedro abençoa catequistas: transformar vidas pela lógica do amor
Source: Diocese