A Escola Diocesana de Teologia promoveu a formatura de 12 alunos da 2ª turma do Curso Livre de Teologia (2018-2021), durante celebração presidida pelo vigário geral da Diocese de Santo André, Pe. Joel Nery, na noite de sexta-feira (17/12), na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense. A missa foi concelebrada pelo membro do corpo docente do curso, Pe. Guillermo Daniel Micheletti, representando a direção da Escola de Teologia.
Em razão da pandemia da Covid-19, o curso não foi realizado ao longo de 2020, retornando os trabalhos apenas neste ano, totalizando o itinerário de estudos percorrido em três anos. Os formandos são os seguintes: Agnaldo Andrade Lima, Airton Campanelli, Clóvis Cosme dos Santos, Eduardo de Queiroz, Francisco Tadeu Xavier, Gilberto Francisco de Mello, Hercy Cabido Toledo Gabriel, Jacks Jerônimo Ramos, Marcia Rodrigues Medeiros, Rogério Bastos Santarém, Rosana Capecce e Sandra Maria da Silva Costa.
Pe. Joel Nery, que também é pároco da Catedral do Carmo, parabenizou cada formando e disse que a conclusão do curso de Teologia projeta em cada um, a ação diária de ser um cristão com o coração aberto às necessidades do próximo, na busca de uma sociedade mais justa e mais fraterna.
Ao final, todos posaram numa foto para a posteridade. Desde o início de 2017, a Escola Diocesana de Teologia preenche a lacuna que estava existente desde o fechamento do Instituto de Teologia. A primeira turma (2017-2019) formada nesta nova etapa contou com 23 alunos. Relembre aqui
Aprendizado para a vida
Muitos ressaltaram o aprendizado, a troca de experiências, o conteúdo das disciplinas e a grande família que a turma se tornou ao longo de quatro anos de convivência.
Sandra Maria da Silva Costa cita as explicações sobre a ordem dos livros das Sagradas Escrituras e as mensagens envolvidas em cada um deles como ponto alto do curso. “A gente teve uma compreensão maior da Bíblia, que é a base da nossa religião, e aprendemos a interpretar melhor as passagens bíblicas”, revela a paroquiana da Paróquia Santo Antônio (Região São Caetano), ao recordar os vínculos criados com os padres e companheiros de estudos que, mesmo em meio às diferentes realidades, promoveram a unidade na diversidade.
O caminho é Jesus
Em sua homilia, Pe. Guillermo Daniel Micheletti trouxe um olhar de uma Igreja sinodal, em paralelo com o exemplo da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, sendo comunicadores da Boa Nova para o povo de Deus.
“Depois da formação no curso de Teologia, o desafio é se manter no caminho. O caminho é Jesus. Podemos ter muitas dificuldades, mas Ele nos orienta e nos conduz pelas estradas da vida”, salienta Jacks Jerônimo Ramos, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Região Santo André – Leste), ao pontuar destaque para as aulas que aprofundaram as Cartas de São Paulo e os estudos teológicos acerca de Maria (Mariologia).
Source: Diocese