Comemoramos neste dia a Ascensão de Jesus. Nos Atos dos Apóstolos, São Lucas diz que Jesus se mostrou vivo depois de sua paixão, morte e ressurreição, aparecendo aos discípulos durante quarenta dias. Depois foi elevado ao céu no que chamamos de “Ascenção”. São Marcos, no final de seu Evangelho também fala que Jesus se despediu dos apóstolos que o viram ser elevado aos céus.
Este fato tem para nós dois importantes movimentos. O primeiro é o convite para olharmos para o céu, para pensarmos na realidade do além, onde Jesus está associado ao poder do Pai. O segundo é que a Ascenção é para nós o início de um dinamismo missionário na força do Espírito Santo. Jesus envia seus discípulos em missão.
Os apóstolos perguntam a Jesus se era agora que ele restabeleceria o Reino de Deus. Os apóstolos imaginavam o Reino de Deus como um reino terreno, de natureza política. Jesus confia aos apóstolos a tarefa de evangelizar, de anunciar a vinda do Reino de Deus como reino de amor, de justiça e paz. Ele começa aqui e se completa na eternidade.
A tarefa dos apóstolos, que é também a nossa, somente pode ser realizada com a força de Deus, que vem se juntar às nossas orações e à nossa ação, em favor do Reino de Deus. São Paulo nos exorta a ter um comportamento de acordo com nossa dignidade de cristãos, missionários do Evangelho: com humildade, mansidão, paciência, amor e união entre nós.
Na sua glória, junto do Pai, Jesus distribui dons para que a salvação do mundo se torne realidade. Estes dons ele envia a nós para nos fortalecer e através de nós que acreditamos nele, para que o mundo creia. São os dons que acompanham as obras dos evangelizadores.
A Ascensão de Jesus coloca em nós uma grande esperança de chegarmos um dia onde Jesus está, na glória do Pai, esperança de sermos missionários fiéis nesta terra.
Somos missionários a caminho do céu.
+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André
The post Missionários a caminho do céu first appeared on Diocese de Santo André.
Source: Diocese