Pela primeira vez na história, a 58ª AGCNBB acontece em formato remoto (on-line), em razão da pandemia da Covid-19. Em função deste contexto, a Presidência da CNBB buscou alternativas para a realização do encontro anual do episcopado brasileiro e encontrou como melhor opção a forma on-line, por videoconferência, assim como outros encontros já realizados desde 2020.
Outros Carmelos, Mosteiros e congregações religiosas que manifestaram a realização de preces e orações pela 58ª AGCNBB:
– Carmelo da Sagrada Família – Pouso Alegre (MG)
– Mosteiro de Santa Clara – Nova Iguaçu (RJ)
– Carmelo São José – São Luís (MA)
– Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição – Trindade (GO)
– Irmãs Clarissas – Porto Alegre (RS)
– Irmãs Clarissas do Mosteiro de Nazaré – Diocese de Lages (SC)
– Irmãs Clarissas do Mosteiro Santa Clara – Belo Horizonte (MG)
– Irmãs da Nossa Senhora do Bom Conselho
– Instituto “Master et Pater Christi”
Tema central
A assembleia tem como tema central: “Pilar da Palavra de Deus – Animação Bíblica da Pastoral”, proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Após um amplo processo de discussão prévio à 58ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de ser apresentado duas vezes na plenária virtual durante o evento on-line, o texto “Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias” foi aprovado pelo episcopado brasileiro na tarde deste terceiro dia, 14 de abril.
A última versão do texto, com a incorporação das sugestões, foi apresentada aos bispos pelo arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo. Ele coordenou o grupo que elaborou o texto do tema central.
Como a Assembleia não pode aprovar um documento em seu formato on-line, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, consultou os bispos sobre a confiança na equipe para incorporar as sugestões finais e sobre a possibilidade de aprovar a sua publicação na série de “Estudos da CNBB”, pela editora da entidade. O episcopado brasileiro aprovou a publicação.
Veja, anexo, o vídeo com a Mensagem que o Papa Francisco enviou aos bispos, aos brasileiros e ao Brasil:
Source: Diocese