A Missa de encerramento do ano letivo de 2022 para os seminaristas das três casas de formação da Diocese de Santo André aconteceu na manhã do sábado (17/12), na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Santo André.
O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini presidiu a celebração, que foi concelebrada pelos reitores dos três seminários: Pe. Cleidson Pedroso de Souza (Propedêutico), Pe. Hamilton Gomes do Nascimento (Filosofia) e Pe. Rudnei Sertório (Teologia).
Dom Pedro acolheu seis vocacionados para a Casa de Formação Propedêutico em 2023, esses jovens foram acompanhados pelo Padre Everton Gonçalves, coordenador da Pastoral Vocacional.
O bispo em sua homilia ressaltou: “Aceitar que Deus se fez homem não é algo simples, existem muitas heresias que diziam que Jesus era Deus e tinha só uma aparência humana, e que mesmo na cruz ele não sofreu, era divino e não humano. Outros diziam que era só humano e que sua divindade era momentânea. Por isso a igreja primitiva, quando nos deixa o testemunho da sua fé no Evangelho, faz questão de deixar claro que Deus se fez homem.”
“O Evangelho nos mostra três gerações de catorze nomes, remontando até o início, onde Abraão é o pai da fé, e último dos três blocos têm somente três nomes o depois o nome de Maria, porque é impossível contemplar a encarnação, sem falar da porta pela qual ele passou, Maria, a Mãe de Jesus. Estando presente a fé da igreja primitiva da virgindade de Maria, ao conceber Jesus, por obra de Deus, pela força misteriosa da Ação Divina”, contemplou o bispo diocesano.
No final da homilia, Dom Pedro falou aos presentes que a partir da humanidade de Cristo, Deus se fez homem, nós temos que contemplar a nossa humanidade convidado a se tornar Divino.
Direcionando-se aos seminaristas agradeceu a dedicação aos estudos e a vida vocacionada: “Vamos agradecer a Deus por tudo, estou muito feliz por vocês terem chegado no fim deste ano letivo, por se dedicarem a vida comunitária. Que continuem a ouvir o chamado que está no coração de vocês, não tenham medo, pois Jesus está sempre por perto.”
Antes da bênção final os reitores de cada casa deixou uma mensagem aos seminaristas diocesano:
Pe. Cleidson Pedroso de Souza (Casa de Formação do Propedêutico)
“Gratidão Por mais esse ano que estamos encerrando, pelos caminhos que trilhamos e as lições que aprendemos. Quero de modo especial agradecer aos propedeutas que estiveram comigo e que estão indo no próximo ano para a Casa de Filosofia, e dar as boas vindas aos que estão entrando, será um ano de muito proveito com a Graça de Deus, e agradecer as famílias que também dão o seu sim, pois o sim não é só nosso.”
Pe. Hamilton Gomes do Nascimento (Casa de Formação Filosofia)
“Foi um ano de retomada, as aulas presenciais voltaram, estamos cansados e iremos para nossas casas descansar, e fico pensando, o que poderíamos guardar para que o ano de 2023 seja diferente? A pastoral não cansa, a faculdade não cansa e nem a convivência, mas talvez o conjunto desorganizado canse, então o que podemos fazer de diferente? Façamos nós, ouvimos e falamos sobre o outro, então o ano que vem o outro é outro, façamos então nós. Peço a Deus que abençoe cada um de vocês, permita o descanso e um retorno com o coração aberto.”
Pe. Rudnei Sertório (Casa de Formação de Teologia)
“Agradeço ao Conselho de Formadores por trabalharmos juntos, partilharmos as experiências, tomarmos decisões importantes em conjunto, foi uma ano muito bom caminharmos, e nosso bispo Dom Pedro que preside o nosso conselho. A vocês da Teologia pelo ano de convívio e de modo especial ao Douglas, nos alegramos com a sua ordenação diaconal que será em fevereiro, boas vindas aos que chegam também no próximo ano na casa. Descansem e aproveitem o convívio familiar, rezem e voltem muito animados para o ano que vem”
Source: Diocese