Hoje celebramos o dia de Santa Luzia, protetora da visão, neste dia também nos lembramos daqueles que por não enxergarem precisam de outros recursos para “ver” a vida.
A Diocese de Santo André, através do Setor Inclusão, realiza formações para que mais voluntários possam trabalhar para que o Evangelho chegue a todas as pessoas.
Neste ano de 2022 retomou-se o curso de orientação e mobilidade (para que as pessoas que perderam a visão possam ter autonomia no seu dia dia), e é totalmente gratuito, fornecido por pessoas qualificadas que realizam o trabalho voluntariamente.
O curso de Braille para pessoas com deficiência visual e para pessoas que enxergam (também chamadas de videntes) também aconteceu nesse ano, e possibilitou conhecer mais sobre o próximo, suas necessidades e dificuldades. A formatura aconteceu no sábado,dia 10 de dezembro.
Mariana Bonotto, coordenadora do Setor Inclusão, falou sobre o apoio que o bispo diocesano dá aos trabalhos: “Temos uma imensa gratidão ao nosso Bispo Dom Pedro Carlos Cipolini por seu empenho em recomeçar a impressão dos folhetos em Braile. Após alguns anos de pausa para reestruturação das impressões, conseguimos retomar este trabalho, bem próximo ao início do Advento. No momento estamos atendendo 10 pessoas e 8 paróquias.”
Se você participa de alguma paróquia e precisa de folheto em Braile, ou se conhece alguma pessoa com deficiência visual que gostaria de ter o folheto para participar mais ativamente das missas e dos trabalhos paroquiais, entre em contato com a secretaria de sua paróquia ou o Centro de Pastoral (pelo número 11 99981-1233) e peça mais informações.
Source: Diocese