O QUE É O CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (CPP)?
Você já deve ter ouvido alguém falar de CPP em nossa paróquia, ou até mesmo conhecer alguém que faça parte deste importante organismo paroquial. Neste artigo vamos lhe explicar seu significado e qual sua função em nossa igreja.
Para uma compreensão clara e objetiva vamos colocar alguns artigos do próprio Estatuto que está no Subsídio n. 5 (Conselhos Pastorais e Administrativos – Estatutos e orientações) de nossa Diocese de Santo André, Capítulos I e II, artigos 1º e 2º.
“O Conselho Paroquial de Pastoral – CPP é uma possibilidade dos fiéis, leigos ou ordenados, crescerem na fé e na vida comunitária. Ele é um organismo sinodal de valor inegável para a Pastoral como um todo.
“Os Conselhos Pastorais decorrem de uma eclesiologia (visão de Igreja) de comunhão, fundamentada na Santíssima Trindade (cf. Vat II – LG1).
São organismos de participação e corresponsabilidade. A ausência de Conselhos Pastorais é reflexo da centralização e do clericalismo” (141 – Doc. 105. CNBB).
CAPÍTULO I – DA NATUREZA DO CONSELHO
Art. 1° – O Conselho Paroquial de Pastoral – CPP é um organismo consultivo, de assessoria, que sob a presidência do pároco/administrador paroquial, planeja, organiza, lidera, coordena e avalia a Pastoral Orgânica da Paróquia, exprimindo a unidade e corresponsabilidade, na comunhão eclesial entre clérigos, religiosos e leigos, sob a jurisdição do pároco/administrador paroquial. E o principal organismo, em nível paroquial, que coordena a participação dos agentes de forma a conferir unidade na diversidade das ações, sendo um sinal qualitativo da missão evangelizadora da Igreja (cf. CDC cân. 536).
Parágrafo Único – A unidade descrita neste artigo não quer conferir uniformidade, pois cada pastoral, movimento ou associação tem sua identidade e essas características devem ser preservadas.
CAPÍTULO II – DOS OBJETIVOS DO CONSELHO
Art. 2° – O Conselho Paroquial de Pastoral – CPP tem por objetivos:
I. Promover a unidade das forças vivas da Paróquia em sintonia com o Plano de Pastoral Diocesano.
Il. Por meio de processos avaliativos ter um olhar sensível e contínuo sobre a realidade paroquial (população, fiéis, forças, fraquezas e possibilidades).
III. Planejar, dinamizar, liderar e executar as atividades pastorais da Paróquia a partir da análise da realidade paroquial, em comunhão com as proposições da assembleia paroquial, em consonância com o Plano Diocesano de Pastoral vigente, com as Diretrizes Gerais da CNBB, com as normas da Igreja em âmbito universal, sempre observando as constantes mudanças globais e territoriais.
IV. Ser um elemento de integração das pastorais, movimentos e associações, respeitando a diversidade e autonomia de cada grupo.
V. Ser sinal de coparticipação, de corresponsabilidade e de comunhão eclesial.
VI. Garantir a formação e fomentar a espiritualidade dos fiéis.
Quem participa do CPP?
O CPP é composto por representantes das diferentes pastorais, movimentos e serviços da paróquia, além de outros fiéis comprometidos que são convidados pelo pároco. Cada membro desempenha um papel ativo na missão evangelizadora, trazendo a riqueza de sua experiência e espiritualidade para a construção de uma comunidade mais unida e solidária.
Como funciona o CPP?
O Conselho Pastoral Paroquial se reúne regularmente para discutir e planejar as ações da paróquia. Nessas reuniões:
-
Analisa-se a realidade da comunidade e as demandas pastorais.
-
Reflete-se sobre as diretrizes da Igreja e sua aplicação no contexto local.
-
Tomam-se decisões coletivas que orientam a atuação pastoral.
Importância do CPP para a Paróquia
O CPP é um sinal concreto de que a paróquia é uma comunidade viva, participativa e corresponsável. Ele ajuda a fortalecer a caminhada pastoral e a missão evangelizadora, promovendo uma Igreja que seja verdadeiramente “casa de portas abertas”, onde todos possam encontrar acolhida, formação e incentivo para viver sua fé.
Na Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, o Conselho Pastoral Paroquial foi recentemente reorganizado na Assembleia Paroquial ocorrida no dia 20 de novembro de 2024. Considerando cinco grandes dimensões pastorais (Anúncio, Liturgia, Caridade, Movimentos, Acolhida e Missão), houve a escolha de dois representantes de cada uma delas para compor um novo CPP. Assim, o conselho terá condições de desempenhar um papel central na construção de uma comunidade unida em Cristo, sempre atenta às necessidades espirituais e materiais dos fiéis. Por meio do trabalho do CPP, em espírito de comunhão, diálogo e participação, a paróquia cresce em unidade e se torna cada vez mais missionária.
Se você deseja saber mais ou tem interesse em contribuir com a caminhada da nossa paróquia, entre em contato conosco. Juntos, podemos fazer nossa comunidade crescer na fé e no amor a Deus!
Texto desenvolvido por Videira Mídias.