Queridos irmãos e irmãs, que a paz do Cristo, Bom Pastor, esteja com todos vocês!
Neste mês de julho, mais do que escrever sobre um tema determinado, gostaria de fazer um agradecimento. Sim, um agradecimento a cada um (a) de vocês.
Desde que aqui cheguei, além do trabalho fundamental de um padre, que é ministrar os sacramentos, pastoreando o rebanho que é do Senhor, assumi também a função de administrar essa paróquia e todos os seus bens materiais. Confesso que não foi trabalho fácil; confesso ainda que fiquei assustado. Uma paróquia como a nossa, com tantas coisas a serem feitas, assusta num primeiro momento. Mas o que sempre me consolou foi saber que o povo estava do meu lado, me auxiliando pastoralmente, mas também a cuidar da nossa casa, nossa Igreja dedicada ao Bom Jesus.
Tem sido assim até hoje. Vocês ajudam o padre a deixar a casa de Deus e nossa mais bonita e aconchegante, lugar de oração e comunhão. Juntos, trocamos os vitrais da Igreja; juntos, trocamos o gradil; juntos reformamos o salão inferior, cozinha e banheiros; juntos, reformamos a casa de acolhida; juntos, mudamos todas as barracas da quermesse, que antes eram de madeira, agora são todas padronizadas, e fizemos ainda um palco, para não precisarmos pedir, afinal de contas, nossa paróquia e nossos paroquianos merecem o melhor; juntos ainda, trocamos toda a instalação elétrica externa, assim como colocamos lâmpadas de Led no estacionamento.
Por fim, juntos, nós conseguimos trocar o telhado de nossa Igreja. Após uma longa campanha, em fevereiro, demos início às obras. Hoje, vemos todo o telhado trocado, a torre pintada, assim como a parte superior externa da Igreja. Confesso que dá um certo orgulho de ver nossa Igreja se destacando entre tantos prédios que a rodeiam. Tudo isso que fizemos só foi possível graças à generosidade do nosso povo, que atende, mesmo diante das dificuldades e crises financeiras, aos pedidos de adesão às campanhas para as reformas.
Muito ainda temos a fazer. Agora, a ideia é nos concentrarmos no interior da Igreja. É preciso trocar toda a fiação, que já é antiga. Retirar o forro, para devolver a arquitetura original da Igreja, fazendo com que apareçam ainda mais os vitrais, readequação do espaço litúrgico, estando atentos às orientações da Igreja. Também precisaremos dar atenção ao salão superior, que está com o forro caindo, assim como a construção de uma caixa d’agua para alimentar os hidrantes que deverão ser colocados no centro de Pastoral. Tudo isso, se Deus permitir, faremos juntos.
Peço que Deus nos dê força e coragem para enfrentarmos os desafios que ainda virão. Mas tenham certeza, se estivermos juntos, sairemos vencedores.
Que Deus abençoe a cada um (a) de vocês e, mais uma vez, meu agradecimento por tudo o que vocês fazem por nossa paróquia.
Pe. Dayvid da Silva
Pároco