Com o objetivo de informar, conscientizar e incentivar a acolhida, a Diocese de Santo André apresenta uma reportagem especial sobre as iniciativas das prefeituras municipais do ABC com relação ao atendimento e acolhimento às pessoas em situação de rua nesta época de baixas temperaturas.
Conheça essas ações e os canais de como você pode ajudar o próximo!
*
Santo André
Até o final de setembro, a Prefeitura de Santo André realiza a Operação Inverno, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, concentrando as equipes no Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), que após às 18h circulam pela cidade para acolher as pessoas em situação de rua. Para os que não aceitam passar a noite nos albergues, são distribuídos kits com lanche, roupas, cobertores, além de máscaras. Os abordados recebem álcool em gel e são informados sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19.
O município conta com 180 vagas em abrigos. Todos recebem atendimento técnico, espaço para banho e higiene pessoal, alimentação, agasalhos e local para pernoite com camas e cobertores. A cidade conta também com um abrigo destinado às pessoas em situação de rua com risco para Covid-19. O alojamento está montado no Estádio Bruno Daniel e abriga 50 pessoas, no momento. Aproximadamente 350 pessoas vivem em situação de rua no município.
Como ajudar?
Caso encontre alguma pessoa em situação de rua, entre em contato pelo WhatsApp (11) 93342-4178 ou ligar para os telefones 4427-6207 e 4432-2182. O serviço atende 24h por meio dos números (11) 94734-7319 e (11) 94715-0052. Outra opção é o COI (Centro de Operações Integradas) pelo telefone 199.
*
São Bernardo
A Prefeitura de São Bernardo conta com a Operação Cobertor que Salva, que visa intensificar o atendimento feito às pessoas em situação de rua no período mais frio do ano. É a quinta edição do programa. Até o próximo dia 21 de setembro, a equipe do serviço de abordagem da Secretaria da Assistência Social ampliará sua atuação em todo o território do município, durante 24 horas, em especial nas madrugadas, convidando a população que está nas ruas para pernoitar nos abrigos ofertados pela administração. As vagas para pernoite ofertadas às pessoas em situação de rua foram distribuídas em dois pontos: 150 no Centro de Acolhimento 24 horas (casa de passagem) e 30 na moradia provisória (república). Na casa de passagem, o acolhimento também é acompanhado por quatro refeições por dia, serviços de saúde e espaço de convivência, área para banho e kit de higiene e local para lavagem de roupa. O espaço oferece ainda abrigo para carrinhos e canil. Já a moradia provisória, serviço com característica de república, é destinada a adultos e idosos que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.
Como ajudar?
O munícipe que encontrar pessoas em situação de rua neste inverno pode ligar nos telefones: (11) 381-3660, (11) 93231-6182, (11) 93231-6228 e (11) 93231-6353.
*
São Caetano
A Prefeitura de São Caetano conta com a Operação Baixas Temperaturas: Inverno Seguro, uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Assistência e Inclusão Social; UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e SOS Cidadão 156, que acolhe pessoas em situação de rua para avaliação da saúde, sendo direcionadas para a UPA ou encaminhadas ao serviço de acolhimento para abrigo e recebimento de cobertores.
As organizações da sociedade civil também atuam em parceria com o Creas ofertando alimentação (café da manhã, almoço e jantar), higiene pessoal (banho, barbearia e corte de cabelo), troca de roupas e encaminhamento para instituições com estrutura de atendimento à população em situação de rua.
São Caetano conta com uma unidade de Serviço de Acolhimento Institucional Emergencial para Pessoas em Situação de Rua Covid-19, com capacidade total de 30 vagas. Como estratégia de ampliação de vagas de acolhimento, a operação deste ano também oferta vagas de pernoite no Lar Bom Repouso. Em 2019 foram realizados 266 atendimentos a moradores em situação de vulnerabilidade social e climática.
Como ajudar?
Quem encontrar uma pessoa dormindo na rua pode acionar as equipes pelo telefone: 156 SOS Cidadão para que seja realizado o primeiro atendimento.
*
Diadema
A Prefeitura de Diadema conta com dois abrigos conveniados e um centro de referência para a população em situação de rua: o Centro Pop, que faz o atendimento-dia fornecendo café da manhã, almoço, banheiros, chuveiro, lavanderia, espaço pet, área de convívio, atendimento social/ psicológico/ médico/ jurídico, além de encaminhamento aos programas assistenciais do município/estado/união e ao EJA (Educação de Jovens e Adultos). A Operação Inverno atende chamados durante a noite/madrugada, levando o cidadão ao abrigo ou, se preciso for, ao Pronto Socorro ou Hospital Municipal. Os abrigos têm capacidade para 140 pessoas e o Centro Pop atende até 100 pessoas por dia. Nos últimos dois dias de frio mais intenso, foram abordadas e acolhidas 23 pessoas na Operação Inverno. Atualmente, cerca de 200 pessoas vivem em situação de rua no município.
Como ajudar?
Caso o munícipe encontre alguma pessoa em situação de rua, ligue para o telefone: 192 (SAMU), que colocará em prática a Operação Inverno.
*
Mauá
Desde o início de maio, a Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Assistência Social colocou em funcionamento a Operação Inverno, que trouxe plantões noturnos no Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), das 19h às 7h, onde os usuários do serviço têm acesso à higiene pessoal, alimentação e pernoite. O local também conta com equipe multidisciplinar, que visa a socialização, autoestima e o estímulo à autonomia de quem vive nas ruas, como cadastrá-las em vagas de emprego e reaproximá-las de suas famílias.
Segundo a Secretaria de Assistência Social, a capacidade de atendimento é de 80 vagas entre Albergue e Centro Pop. As vagas são preenchidas quase que na totalidade. Durante a época de inverno, as equipes circulam nos principais pontos da cidade, oferecendo o serviço e distribuindo cobertores e agasalhos. Atualmente existem 211 pessoas em situação de rua no município, onde 20% são moradores de Mauá e o restante de passagem pela cidade. O Centro Pop fica localizado na Avenida Washington Luiz, 625, na Vila Magini. Telefone: (11) 4547-1061.
Como ajudar?
No caso de alguém encontrar alguma pessoa em situação de rua, pode ligar para dois telefones: 199 da Defesa Civil (até 22h) ou o 153 da Guarda Civil Municipal.
*
Ribeirão Pires
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis) em parceria com a Associação Acolhida com Esperança da Grande São Paulo (Casa de Acolhida), conta com plantão das equipes de acolhimento provisório ampliado no inverno, com apoio de dois veículos para transporte das pessoas em situação de rua para a Casa de Acolhida.
O abrigo fica localizado na Rua Eraldo Nascimento de Paula, 350, na Quarta Divisão, e disponibiliza 40 vagas. No local, são oferecidos banho, alimentação, hospedagem noturna, além de um apoio social que fica a cargo de uma equipe profissional formada por assistentes sociais e psicólogos, bem como suporte para emissão de documentos, reinserção social e até mesmo recâmbio, no caso dos assistidos que desejam retornar à região de origem. Para os que não aceitam o convite, são oferecidos cobertores e mantas protetoras, além de alimentos.
Como ajudar?
Caso identifique uma pessoa em situação de rua que careça de atendimento e acolhida, ligue para o telefone: (11) 4829-3090, indicando o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado); citar pontos de referência; características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser acolhida.
*
Rio Grande da Serra
Pela primeira vez, Rio Grande da Serra realiza a Operação Inverno, projeto elaborado e executado pela Secretaria de Cidadania e Inclusão Social que tem por objetivo acolher pessoas em situação de rua em regime de pernoite, com oferta de acolhida, banho, troca de roupa, alimentação, pernoite em camas e café da manhã.
A Operação Inverno tem uma característica muito especial: todas as ações são realizadas por meio de ação voluntária de diversos grupos organizados da sociedade civil, das diversas denominações religiosas e de pessoas sem vínculos com qualquer organização social. Segundo o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), a cidade conta com cerca de 20 pessoas em situação de rua. No espaço de acolhida da Operação Inverno a capacidade é atender até 20 pessoas, sendo atendidas cerca de 15 pessoas nas últimas semanas.
A Operação Inverno vigora no período entre 20 de junho e 20 de outubro.
Como ajudar?
O munícipe que encontrar uma pessoa em situação de rua pode ligar para os telefones: (11) 4821-2711 – Secretaria de Cidadania e Inclusão Social; (11) 4821-2506 – CREAS; (11) 4820-1764 – CRAS; e (11) 4826-8008 – Base da Guarda Municipal. Quem deseja fazer parte da rede de voluntários pode entrar em contato pelo telefone: (11) 4821-2711 (falar com Vilma).
Source: Diocese