Na Imagem tão pequena, tu és a Mãe Morena, a Padroeira do Brasil!
Queridos irmãos e irmãs, estamos no mês de outubro, onde celebramos a memória da Rainha e Padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida. De maneira especial, celebramos os trezentos anos da aparição da Imagem da Senhora da Conceição nas águas do rio Paraíba do Sul, revelando, por essa aparição, o carinho de Deus para com os mais humildes e necessitados.
De fato, tal aparição trouxe para o povo brasileiro inúmeras graças. Através desse sinal de Deus, revelado na pessoa de Nossa Senhora, muitos famintos se fartaram (milagre dos peixes), os cegos recuperaram a vista (milagre da menina cega), os cativos foram libertados (libertação do escravo Zacarias), muitos corações se converteram e creram em Deus (conversão do cavaleiro ateu que tentou entrar com o cavalo na igreja).
Desde a aparição, muitas são as graças que o povo brasileiro tem alcançado graças à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, que se tornou, para nós, sinal da misericórdia de Deus por cada um de nós.
Sabemos, irmãos e irmãs, que esta aparição de Nossa Senhora na pequena imagem negra traz uma mensagem toda especial do próprio Deus. Em tempos de escravidão e grande miséria, Deus nos mostra que, para Ele, todos nós somos iguais; todos somos filhos seus.
Mãe Aparecida, padroeira do Brasil, fazei-nos fiéis discípulos de Vosso Filho, Jesus Cristo, como vós, servos autênticos como vós, para que um dia, possamos gozar da graça de estarmos unidos a vós, no Reino dos Céus, contemplando a face do Criador de todas as coisas.
Pe. Dayvid da Silva
Pároco