Padre Francinaldo de Souza Justino nasceu no dia 31 de julho de 1971. Foi ordenado presbítero no dia 26 de dezembro de 1997 pela imposição das mãos de Dom Geraldo de Andrade Ponte (1924-2006), que foi bispo das dioceses de Petrolina, em Pernambuco, e de Patos, na Paraíba.
Padre Francinaldo foi incardinado na Diocese de Santo André no dia 20 de março de 2013.
Vinte e Cinco anos de história
Há 34 anos atrás Pe. Francinaldo entrava no Seminário Menor São José, na Diocese de Patos, na Paraíba, respondendo ao chamado do Senhor, com apenas 16 anos, onde cursou os três anos do Ensino Médio.
Em seguida, fez o Seminário Maior em João Pessoa, onde fez os cursos de Filosofia e de Teologia. Com a conclusão dos estudos seminarísticos, voltou para a Diocese de Patos, residindo na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde fez seu estágio pastoral e foi ordenado diácono no dia 14 de junho de 1997. Na Paróquia Santo Antônio em Patos, sua paróquia de origem, onde iniciou sua vida cristã e seu discipulado em Cristo Jesus, foi Ordenado Presbítero, no dia 26 de dezembro de 1997, com 26 anos, por Dom Gerardo de Andrade Ponte, então Bispo Diocesano de Patos.
Na Diocese de Patos, Pe. Francinaldo viveu 10 anos do seu presbiterado, sendo Pároco em três paróquias: Nossa Senhora dos Remédios em Nova Olinda; Nossa Senhora do Desterro em Desterro e Paróquia São Sebastião em Catingueira. Depois, ele veio para a Diocese de Santo André, onde está há 15 anos, sendo pároco também em três paróquias: Santo Antônio em São Caetano do Sul; São José Operário em Santo André e agora aqui na Santa Maria em São Bernardo do Campo.
O Pe. Francinaldo é filho de José Justino de Amorim e de Francisca de Sousa Justino, ambos já falecidos. Sua mãe faleceu há 2 meses e 26 dias. Ele é o mais novo de dois filhos, seu irmão se chama Francisco.
Foi assessor espiritual da Sociedade São Vicente de Paulo (2016), psicólogo do tribunal eclesiástico (2016), e desde novembro de 2022 é pároco da Paróquia Santa Maria, no bairro Demarchi em São Bernardo do Campo.
Source: Diocese