“Temos que estar de braços abertos para acolher Jesus em nossas vidas. Reconhecer Jesus como nosso mestre e crer sempre que Ele está conosco. Tenho a certeza que Jesus à frente de nossas atitudes e ações, vamos realizar um bom trabalho na Paróquia Santo Antônio.”
Refletindo sobre a passagem do Evangelho de São Lucas (24, 13-25), Pe. José Herculano Vicente, 52 anos, quer se aproximar e caminhar com o povo de Deus, assim como Jesus se aproximou e caminhou com os discípulos, ao tomar posse na noite de quarta-feira (27/10), como pároco da Paróquia Santo Antônio, no Bairro Batistini (Região São Bernardo – Anchieta), na posse canônica realizada durante a celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.
“Jesus vai orientar a ação pastoral das nossas comunidades. Deixemos Jesus se aproximar de nós para conduzir-nos pelo caminho da fé”, ressalta o sacerdote, que sucede a Pe. José Osvaldo de Araújo, que participou da celebração e será empossado pároco no próximo domingo (31/10), às 8h, na Paróquia São Sebastião, a Igreja Matriz de Rio Grande da Serra. Ele também será administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Paranapiacaba (Santo André).
Uma igreja acolhedora e missionária
Pe. Herculano, como é conhecido, também agradeceu aos amigos e familiares, pelo apoio de sempre; ao bispo diocesano, pela presença e pastoreio do povo; aos paroquianos da Santa Maria Goretti (Santo André – Utinga) e Maria Mãe dos Pobres (Diadema), que acompanharam a transmissão pelas redes sociais; aos irmãos da paróquias São Paulo Apóstolo (Mauá) e, especialmente, fiéis da São Francisco de Assis (São Caetano do Sul), que lotaram dois ônibus para prestigiar a posse. “Tenho enorme gratidão por todos e todas nesta caminhada como padre. E vamos juntos, como diz o nosso primeiro Sínodo Diocesano, ser uma Igreja acolhedora e em permanente ação missionária, sempre com Jesus Cristo à frente de nossas atitudes”, complementa Pe. Herculano, ao citar o 8º Plano Diocesano de Pastoral.
Também participaram da posse, membros das quatro comunidades da Paróquia Santo Antônio: São Judas Tadeu, Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Aparecida e São Francisco; o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke (representando a coordenação regional SBC – Anchieta); o pároco da Paróquia Santa Luzia (Jardim Beatriz, SBC – Anchieta), Pe. Silvânio José da Silva; o secretário episcopal Camilo Gonçalves Lima; representantes de movimentos e pastorais, e demais autoridades públicas.
Deus é unidade na diversidade
Em sua homilia, Dom Pedro disse que a paróquia é uma comunidade de comunidades, e por isso Deus é unidade na diversidade, a coletividade em detrimento da individualidade, uma vez que encontrarmos inúmeras realidades numa mesma região, mas todos unidos com os mesmos propósitos de evangelizar e buscar o Reino dos Céus. “Essa paróquia tem uma caminhada bonita, longa, e um testemunho de fé, sendo conhecida pela generosidade e dinamismo. Vamos bendizer a Deus pelo padre que chega. Temos que ver tudo isso pelo olhar da fé, e não pelo olhar de tantas coisas e perspectivas que não ajudam a comunidade. A primeira leitura (Rm 8,26-30) diz que tudo concorre para o bem de quem ama a Deus, de quem serve a Deus. Então, na perspectiva da fé, Deus dirige os acontecimentos, com sua sabedoria infinita”, medita o bispo, ao falar da importância das comunidades para os cristãos.
“Pe. Herculano aceitou essa missão com muito amor e com muita expectativa. Ele estava na Paróquia São Francisco de Assis (São Caetano), que era uma comunidade, e aqui ele vai reviver o primeiro amor dele (São Paulo Apóstolo – Mauá), o início do ministério dele, quando esteve numa paróquia com várias comunidades. Então, ele já tem prática. Vamos acolhê-lo. Tenho certeza que já o acolheram no coração, como aquele que Deus enviou através da Igreja”, salienta Dom Pedro.
Rito da posse
A leitura da nomeação de posse do pároco foi lida pelo vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke . Depois, Pe. José Herculano Vicente realizou a Profissão de Fé e após o Ato Penitencial e as primeiras leituras, recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Após esse momento, o novo pároco fez o Juramento de Fidelidade. Em seguida, Dom Pedro declarou oficialmente Pe. Herculano como pároco da Paróquia Santo Antônio, sendo aclamado pelos paroquianos locais e das paróquias onde atuou ao longo da caminhada sacerdotal. No final da missa, Pe. Herculano assinou a ata, que também foi assinada pelo bispo Dom Pedro e demais testemunhas.
Sobre a paróquia
A Paróquia Santo Antônio celebrará 22 anos de criação no dia 24 de dezembro de 2021. A igreja está localizada na Estrada Galvão Bueno, 4945, no Bairro Batistini, em São Bernardo do Campo. Aos finais de semana, as missas são realizadas aos domingos, às 7h, 9h e 18h. Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4357-8417.
A Paróquia Santo Antônio conta com quatro comunidades: São Judas Tadeu, no Jardim Represa; Divino Espírito Santo, no Parque Los Angeles; Nossa Senhora Aparecida, no Parque Imigrantes; e São Francisco, no Jardim Pinheirinho.
Sobre o novo pároco
Nome completo: José Herculano Vicente
Data de Nascimento: 07/11/1968
Cidade natal: João Monlevade (MG)
Entrada no Seminário: 1992
Ordenação Diaconal: 07/06/1998 (Paróquia Santa Teresinha – Região Santo André – Utinga)
Ordenação Sacerdotal: – 06/12/1998 (Paróquia Santo Antônio – Vila Alpina – Região Santo André – Centro), pela imposição das mãos do até então bispo diocesano Dom Décio Pereira (1940-2003), na Catedral Nossa Senhora do Carmo.
Atuação nas paróquias: em sua caminhada sacerdotal, padre Herculano atuou nas seguintes paróquias: São Paulo Apóstolo, em Mauá; Maria Mãe dos Pobres, em Diadema; Santa Maria Goretti, na Região Santo André – Utinga; Nossa Senhora da Prosperidade, em São Caetano do Sul; e São Francisco de Assis , também em São Caetano do Sul, pelos últimos seis anos; no dia 27 de outubro assumiu como pároco da Paróquia Santo Antônio, na Região São Bernardo – Anchieta.
Atuação na Diocese: foi assessor diocesano da Pastoral Afro-Brasileira, coordenador da Região Pastoral Santo André – Utinga, membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores, além de diretor da Casa de Formação do Propedêutico; atualmente exerce as funções de diretor espiritual do Seminário de Filosofia e secretário do Caixa Comum do Clero.
Source: Diocese