“Rezem pelas vocações! A nossa Diocese de Santo André é muito grande, mas realmente os operários são poucos. A partir das orações do coração que Deus vai respondendo aos nossos pedidos. Aqui, vou recordar o exemplo do beato Pe. Donizetti (de sua diocese de origem, São João da Boa Vista, em SP). Vou espalhar essa devoção. Esse homem fez grandes obras em prol do ser humano.”
Citando o beato Pe. Donizetti Tavares de Lima como inspiração para o surgimento de novas vocações, Pe. José Osvaldo de Araújo, 56 anos, foi acolhido pelo povo de Deus na manhã de domingo (31/10), ao tomar posse na Paróquia São Sebastião, a Igreja Matriz de Rio Grande da Serra, como pároco, na posse canônica realizada durante a celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini. Na ocasião, Pe. José Osvaldo também foi empossado como administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, localizada em Paranapiacaba (Santo André).
Beato Pe. Donizetti como referência para as vocações
Pe. José Osvaldo, inclusive, fez questão de trazer um quadro do venerável servo de Deus, Pe. Donizetti Tavares de Lima, que foi beatificado há quase três anos (23 de novembro de 2019), em cerimônia realizada na cidade de Tambaú, no interior do estado de São Paulo. Pe. Donizetti nasceu em 1882, em Cássia (MG), e faleceu em 1961, em Tambaú (SP), e ficou conhecido por sua trajetória cercada de relatos milagrosos na cidade paulista. A Diocese de Santo André participou desse momento histórico e inesquecível: Relembre aqui
Em seu discurso de posse, Pe. José Osvaldo agradeceu o acolhimento do bispo Dom Pedro e dos padres da Região São Bernardo – Anchieta: “quando cheguei aqui na diocese, não conhecia nenhuma cidade, e eles foram fundamentais”; aos familiares, especialmente à sua mãe, pelo apoio de sempre; aos paroquianos da Paróquia Santo Antônio, do Bairro Batistini, pelas alegrias e lembranças: “fui muito bem recebido como missionário nesta diocese. Vivemos momentos muito felizes, mas também tivemos algumas partidas nesta pandemia, de pessoas que nos deixam muitas saudades, mas que agora são intercessoras junto a Deus. A paróquia ganhou muitos intercessores”; além de mencionar as autoridades presentes. Pe. Rogério Duarte Irmão, que também participou da celebração e pastoreou o povo das duas paróquias ao longo de seis anos, tomou posse na noite de domingo (31/10), como pároco da Paróquia São João Batista, no Riacho Grande (Região São Bernardo – Anchieta).
Celeiro de vocações
Por fim, o sacerdote disse estar muito feliz de iniciar essa caminhada na Paróquia São Sebastião e na Paróquia Senhor Bom Jesus, ao elogiar a acolhida de Rio Grande da Serra, e afirmou que pretende implementar um celeiro de vocações também na cidade. “Deus tem sido muito bom comigo. Vou insistir muito que vocês façam a experiência de que Deus é bom. Deus é sempre bom. Na região do Batistini surgiram muitas vocações de padres e religiosos que estão em missão em várias partes do mundo. Vamos rezar pelas vocações! Tenho a certeza que Deus atenderá nossos pedidos e derramará muitas graças em nossas vidas”, conclama Pe. José Osvaldo.
Também participaram da posse, membros das 13 comunidades da Paróquia São Sebastião, o vigário paroquial Pe. Miguel Frutuoso de Souza Filho, o diácono Vagner Monteiro da Silva (diácono Vavá); o secretário episcopal Camilo Gonçalves Lima; representantes de movimentos e pastorais; o prefeito de Rio Grande da Serra, Cláudio Manoel Melo, o Claudinho da Geladeira, vereadores e demais autoridades públicas.
Jesus está presente na pessoa do padre
Em sua homilia, Dom Pedro afirmou que amar a Deus e ao próximo é o principal mandamento que devemos praticar em nosso dia a dia, bem como a necessidade da conversão do coração para exercer os ensinamentos de Cristo em toda a sociedade, a fim de obter a salvação para a vida eterna. Sobre a chegada do Pe. José Osvaldo às paróquias São Sebastião e Senhor Bom Jesus, Dom Pedro destacou que Jesus está presente na pessoa do sacerdote. “O padre é aquele que cuida do rebanho e dá a vida pelas suas ovelhas, assim como o Bom Pastor”, frisa. “O padre está aqui como Jesus. Eu vim para servir!”, complementa o bispo, ao citar a passagem bíblica do evangelho de Marcos (10, 45).
Segundo Dom Pedro, o primeiro presente que o padre dá à sua paróquia é a sua presença, se colocando a serviço de Deus e dos irmãos. “Peço a todos das paróquias e suas comunidades, povo muito bom, atencioso, que ouve e celebra a palavra, no esforço de cada dia, na luta para ganhar o pão, no trabalho, que todos unidos possam vivenciar aqui, o Reino de Deus, que é esse amor de Cristo nos ensinou no evangelho. O centro da vida da paróquia é a liturgia, a celebração da fé, a oração fervorosa que transforma os corações do mundo. Portanto, que vocês possam acolher o Pe. Osvaldo”, salienta o bispo.
Rito da posse
A leitura da nomeação de posse do pároco e de administrador paroquial foi realizada pelo Pe. Rogério Duarte Irmão. Depois, Pe. José Osvaldo realizou a Profissão de Fé e após o Ato Penitencial e as primeiras leituras, recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Após esse momento, o novo pároco fez o Juramento de Fidelidade. Em seguida, Dom Pedro declarou oficialmente Pe. José Osvaldo como pároco da Paróquia São Sebastião e administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, sendo aclamado pelos paroquianos locais e da paróquia onde atuou na diocese. No final da missa, Pe. José Osvaldo assinou as atas, que também foram assinadas pelo bispo Dom Pedro e demais testemunhas.
Sobre as paróquias
Com mais de seis décadas de história, a Paróquia São Sebastião está localizada na Avenida Francisco Morais Ramos (Largo da Matriz), 40, no Centro de Rio Grande da Serra. Aos finais de semana, as missas são realizadas aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 8h e 19h. Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4821-9563. A Paróquia São Sebastião conta com 12 comunidades e uma capela: Cristo Rei, na Vila Conde; São Judas Tadeu, no Jd. Encantado; Santo Expedito, no Bairro Novo Horizonte; Nossa Senhora de Fátima, na Chácara São Paulo; Nossa Senhora Aparecida, no Parque América; São Francisco de Assis, no Bairro Santa Tereza; São José Operário, no Parque Indaiá; São Joaquim, na Vila Lopes; São João Batista, na Vila São João; Sagrado Coração de Jesus, na Vila Niwa; Nossa Senhora das Graças, no Bairro Pedreira; Santo Antônio, na Vila Suzuki; e Capela São José da Boa Viagem, no Campo Grande.
Por sua vez, a igreja de Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba tem uma história centenária, que tem sua origem na vila de Santo André, nas duas últimas décadas do século XIX. Porém, a paróquia seria criada décadas depois, no dia 25 de fevereiro de 1956 (65 anos). O templo católico está localizado no Largo da Matriz, s/nº. Aos finais de semana, a missa é celebrada ao meio-dia. Mais informações com a secretaria paroquial da Paróquia São Sebastião: 4821-9563.
Sobre o novo pároco
Nome completo: José Osvaldo de Araújo
Data de Nascimento: 11/07/1965
Cidade natal: Mogi Guaçu (SP)
Entrada no Seminário: 1994
Ordenação Diaconal: 23/04/2000, em Mogi Guaçu
Ordenação Sacerdotal: 26/11/2000, em São João da Boa Vista, pela imposição das mãos de Dom Dadeus Grings, atualmente, arcebispo emérito de Porto Alegre (RS)
Atuação nas paróquias: em sua caminhada sacerdotal, atuou nas paróquias São José Operário, em Mogi Guaçu (SP); St. Anne’s Church, em Londres (Inglaterra); Santa Luzia e São João Paulo II, em Vargem Grande do Sul (SP); nos últimos cinco anos, na Paróquia Santo Antônio, no Bairro Batistini, na Região São Bernardo – Anchieta; e no dia 31 de outubro de 2021 assumiu como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra, e administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, em Santo André.
Fotos: Pascom Santo Antônio (Região São Bernardo – Anchieta) e São Sebastião (Rio Grande da Serra)
Source: Diocese