“Agradeço a esta querida comunidade paroquial de São João Batista. Venho para ser um irmão entre irmãos, mas também para ser um pastor, pai que ama e cuida daqueles que lhe foram confiados. Agradeço a gentileza, o carinho de vocês, desde os primeiros contatos que tivemos. Vocês, de fato, abriram as portas dessa paróquia, os corações para mim. Aqui estou para cuidar desse rebanho.”
Destacando a acolhida dos fiéis da matriz paroquial e de suas comunidades, bem como o compromisso de ser Cristo no meio do povo, Pe. Rogério Duarte Irmão, 51 anos, tomou posse na noite de domingo (31/10), como o novo pároco da Paróquia São João Batista, no Riacho Grande (Região São Bernardo – Anchieta), na posse canônica realizada durante a celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.
Em torno da pessoa de Cristo que se forma a Igreja
Como não poderia deixar de ser, Pe. Rogério, que está prestes a completar 20 anos de sacerdócio (no próximo dia 2 de dezembro), fez uma menção ao padroeiro da paróquia, São João Batista, sobre como deverá atuar no cuidado das ovelhas de Jesus. “Venho para não apresentar a mim mesmo, mas a Cristo. “É necessário que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3,30). É o Cristo que deve transparecer, porque é em torno da pessoa de Cristo que se forma a Igreja, é em torno da pessoa do Cristo que a Igreja vive, se fortalece e continua a anunciar ao mundo, o evangelho, a Boa Nova do Reino e a santificar o mundo, com as palavras, o amor, a misericórdia e a compaixão de Cristo”, aponta.
Em sua posse, Pe. Rogério também demonstrou gratidão pelos pais, pelas primeiras lições de fé para sua vida: “mas também (lições de) trabalho, de honestidade, de honra, de firmeza, de caráter e decência; ao bispo Dom Pedro: “pela segunda missão dada a mim no exercício do seu ministério epicopal”; ao clero diocesano, representando por amigos sacerdotes, pela presença fraterna e solidária; aos freis franciscanos: “ao saudoso frei Angélico e ao frei Rafael, pelo pastoreio do povo”; ao povo de Deus, da Paróquia São Sebastião: “que nestes seis anos me permitiu ser pastor, mas também das paróquias que passei,representadas pela Guadalupe (São Bernardo), Santa Luzia Virgem e Mártir (na época, comunidade da Guadalupe),São Francisco de Assis (São Caetano), Santa Edwiges (São Bernardo), Nossa Senhora das Graças (São Caetano), São Judas Tadeu (Ribeirão Pires), pela presença amiga e isso nos revela uma coisa que, de fato, como Dom Pedro disse: “a paróquia não é uma fazendinha do padre. Ela pertence a Cristo, e o padre também pertence a Cristo e, assim unidos em oração e vivendo a comunhão com Cristo, vamos praticando a sinodalidade nos tempos de hoje com o mesmo Cristo, ontem, hoje e sempre”, sintetiza Pe. Rogério.
Participaram da posse, cerca de 250 pessoas, entre elas, membros da matriz paroquial e das sete comunidades, o Pe. Gonise Portugal da Rocha (coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Anchieta), o frei José Hugo (ministro provincial dos conventuais), os freis Diogo Luis Fuitem e Rafael Gomes da Silva (que atuava como administrador paroquial na paróquia), os padres Camilo Gonçalves de Lima (secretário episcopal), Silvanio José da Silva, Júlio Rodrigues Neves Júnior, Leandro Alves Figueredo, Miguel Frutuoso, o diácono Vagner Monteiro da Silva (Vavá), representantes de movimentos e pastorais, o prefeito de Rio Grande da Serra, Cláudio Manoel Melo, o Claudinho da Geladeira, o subprefeito do Riacho Grande e demais autoridades públicas de São Bernardo e região.
Amar os irmãos e acolher um “novo irmão”
Dom Pedro fez uma reflexão do Evangelho (Mc 12,28b-34) que fala dos mandamentos essenciais para a vida dos cristãos, quando Jesus diz: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. “É preciso amar a Deus na pessoa do irmão. é o único caminho do amor de Deus”, complementa o bispo.
Trazendo essa luz do Espírito Santo e a presença de Jesus Cristo para nossa realidade enquanto povo de Deus, Dom Pedro enfatiza que o novo pároco será mais um irmão que chega, entre os irmãos que já estão na paróquia. “Então, hoje assume essa paróquia o Pe. Rogério, que já tem no nome todo um programa de vida: irmão. Ele vem ser um irmão, um irmão em Cristo, para estar no meio de vós, como aquele que serve. Como ele vai servir? colocando o dom que Deus deu para ele, o ministério sacerdotal, a serviço da igreja, através da fé. Segundo o bispo, Pe. Rogério é um presbítero comprometido, que cumpre e ama o rebanho. “Recebam ele com amor e dedicação. O padre é sempre um presente e um dom de Deus para a comunidade”, afirma.
Rito da posse
A leitura da nomeação de posse do pároco foi realizada pelo Pe. Gonise Portugal da Rocha. Depois, Pe. Rogério realizou a Profissão de Fé e após o Ato Penitencial e as primeiras leituras, recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.
Após esse momento, o novo pároco fez o Juramento de Fidelidade. Em seguida, Dom Pedro declarou oficialmente Pe. Rogério como pároco da Paróquia São João Batista, sendo aclamado pelos paroquianos locais e da paróquia onde atuou na diocese. No final da missa, Pe. Rogério assinou a ata, que também foi assinada pelo bispo Dom Pedro e demais testemunhas.
Sobre a paróquia
A Paróquia São João Batista foi criada no dia 28 de setembro de 1962 pelo primeiro bispo diocesano, Dom Jorge Marcos de Oliveira. A está localizada na Avenida Araguaia, nº 59 – Bairro Riacho Grande, em São Bernardo do Campo. Aos finais de semana, as missas são realizadas aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 9h30 e 19h. Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4354-9909.
A Paróquia São Sebastião conta com 7 comunidades, uma capela e um oratório: Nossa Senhora Aparecida, no Bairro dos Finco; Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Tupã; Nossa Senhora das Graças, no Parque Rio Grande; Santa Teresinha do Menino Jesus, no Bairro Estoril; São Francisco de Assis, no Bairro Capelinha; São José, no Jardim Jussara; Santo Antônio, no Jardim Boa Vista; a Capela São Bartolomeu, no Parque Estoril; e o Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe.
Sobre o novo pároco
Nome completo: Rogério Duarte Irmão
Data de Nascimento: 05/10/1970
Cidade natal: Mauá (SP)
Entrada no Seminário: 1995
Ordenação Diaconal: 16/06/2001, na Igreja Matriz de Mauá, a Paróquia Imaculada Conceição
Ordenação Sacerdotal: 02/12/2001, na Paróquia Santo Antônio da Vila Alpina, em Santo André, pela imposição das mãos do até então bispo diocesano Dom Décio Pereira (1940-2003)
Atuação nas paróquias: Nossa Senhora de Guadalupe (Região SBC – Anchieta), de 2002 a 2004 (vigário paroquial), e de 2004 a 2008 (pároco); Senhor Bom Jesus de Piraporinha (Diadema), em 2009 (vigário paroquial); Santa Edwiges (São Bernardo – Rudge Ramos), de 2009 a 2011 (administrador paroquial); Nossa Senhora das Graças (São Caetano), em 2012 vigário paroquial; São Francisco de Assis (São Caetano), de 2012 a 2015 (pároco); São Sebastião, de 2015 a 2021 (pároco), e São Judas Tadeu, em 2019 (administrador paroquial) . No dia 31 de outubro de 2021, Pe. Rogério assumiu como pároco da Paróquia São João Batista, no Riacho Grande (Região São Bernardo – Anchieta)
Atuação nas seguintes comissões, assessorias e coordenações na Diocese: reitor do Seminário de Filosofia, de 2004 a 2011; reitor do Seminário de Teologia, de 2011 a 2015; e na assessoria da IAM (Infância e Adolescência Missionária) e da Comissão do Testemunho de Comunhão; e desde 2018 coordenador até a presente data coordenador da Região Pastoral Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
Source: Diocese