A Diocese de Santo André celebra no dia de hoje, 4 de dezembro, os 40 anos de ordenação sacerdotal do Padre Antonio Luiz de Araújo, pároco da Paróquia Jesus de Nazaré na Vila São José em São Bernardo do Campo
Conheça mais sobre a caminhada do Padre Toninho, como é conhecido em nossa diocese
Natural de Macaíba, Estado do Rio Grande do Norte, nasceu aos 31 de julho de 1957, filho de Pedro Luiz de Araújo e Angelina Lourenço de Araújo, no seio de uma família de oito irmãos, sendo ele o quinto filho na ordem decrescente.
Sua história vocacional inicia-se quando ainda era criança e exercia a função de coroinha em sua paróquia. Aos 14 anos, participava de um grupo que rezava a novena em louvor a Nossa Senhora da Conceição, e, é convidado a proclamar o Evangelho em um daqueles encontros e, em seu coração, sente a necessidade de partilhar um pouco da sua compreensão com respeito às palavras proclamadas. É a partir desse momento que surge a confirmação e o desejo de seguir o Cristo mais de perto e servir o Reino de Deus, anunciando e testemunhando sua Palavra através da pregação e da vida.
Em virtude de ter conhecido Frei Damião de Bozzano, OFMcap, um grande missionário da Igreja no Nordeste brasileiro, resolve procurar a Ordem a que ele pertencia para iniciar seu discernimento vocacional. Após ter sido acompanhado no tempo previsto pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, ingressou no seminário, em Juazeiro do Norte, estado do Ceará, no ano de 1975, com 17 anos.
Seu período de formação religiosa, devido ao carisma eminentemente missionário, vê-lo passar por diversos lugares, entrar em contato com pessoas de diferentes origens e culturas bastante variadas, dotando seu espírito daquela solicitude pastoral oriunda do próprio Cristo.
Após concluir as fases de estudos exigidos pela Ordem e pela Santa Igreja, é ordenado presbítero no dia 04 de dezembro de 1982, com 25 anos, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba, Rio Grande do Norte, pela imposição das mãos de Dom Antonio Soares Costa, bispo auxiliar de Natal.
Após ser ordenado, passa a trabalhar no processo formativo da mesma Ordem religiosa, no período de 1982 a 1986, acompanhando os jovens estudantes de Filosofia e Teologia que como ele outrora se preparavam para consagrar suas vidas.
Após este período, parte em missão para a Diocese de Santo André, no ano de 1986, ainda como Frade Capuchinho, passa a exercer, no período de 1986-1992, o seu ministério como administrador paroquial na Paróquia de Santa Edwiges, Vila Vivaldi, e, concomitantemente, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima na Vila Marlene, em São Bernardo do Campo – SP.
No ano de 1988, pede incardinação (ingresso) no clero diocesano, sendo recebido por Dom Cláudio Hummes, OFM (in memoriam). Durante este período de intenso trabalho, é transferido, como pároco, para a Paróquia de São Pedro Apóstolo, no Taboão São Bernardo do Campo – SP, e lá permaneceu no exercício do seu presbiteral dos anos de 1992 – 1999.
Posteriormente, em virtude do cargo de reitor do Instituto de Teologia da diocese – ITESA, é transferido para a Paróquia de Santa Luzia e São Carlos Borromeu, na Vila Príncipe de Gales, em Santo André, e nela permanece durante os anos de 1999 a 2001.Após o intervalo de algum tempo, é enviado pelo então bispo diocesano, Dom Décio Pereira (in memoriam) à Paróquia Maria Mãe de Deus e dos Pobres, Jardim Canhema, em Diadema, onde permaneceu por 10 meses.
Em virtude das necessidades pastorais e a pedido de Dom Décio Pereira, o Pe. Toninho foi nomeado pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo no período de 2002 a 2004. Nesse ano, Pe. Toninho foi enviado à Roma para cursar o mestrado e o doutorado em filosofia, até o ano de 2009. No ano de 2011, após ter retornado à nossa diocese, foi delegado como 1º pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no bairro Ferrazópolis em São Bernardo do Campo – SP.
Nesta trajetória de 40 anos, Pe. Toninho, ao mesmo tempo em que se dedicou à pastoral, também sempre exerceu o magistério: foi professor de Teologia da Graça na Faculdade Nossa Senhora da Assunção por quatro anos, lecionou Cristologia e Introdução à Filosofia no curso Cristologia por oito anos, no Novinter, curso da CRB. Junto ao Instituto de Teologia da diocese, além da direção, lecionou Metodologia Científica, Fenômeno Religioso, Introdução ao Pensar, Introdução à Teologia, Cristologia, Antropologia e Hermenêutica, e, atualmente diretor de estudos da casa de Formação de Filosofia.
No ano de 2017, Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, o nomeia como pároco da Paróquia Jesus de Nazaré na Vila São José em São Bernardo do Campo – SP, composta atualmente pela matriz e seis comunidades, onde exerce seu ministério com grande zelo, dedicação e solicitude, sendo ali sinal de paz e esperança, em meio ao rebanho que a ele foi confiado.
Source: Diocese