Recordando o Salmo 84 (85) “Quero ouvir o que o Senhor irá falar”, Pe. Valdenício Antônio da Silva, NDS, 48 anos, expressou gratidão ao povo de Deus, ao tomar posse na noite de domingo (26/09), como o novo pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, na Vila Guarani, em Mauá. A missa de posse foi presidida pelo vigário geral da Diocese de Santo André, Pe. Ademir Santos de Oliveira, e contou com as participações de padres da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion. “É isto que desejo viver nesta comunidade: a escuta constante da Palavra de Deus. A Palavra de Deus que se dá por meio da palavra escrita na bíblia. Mas o Deus que é presente, o Deus que é atuante, que fala por meio do seu povo, que continua a se manifestar por meio daqueles que necessitam da presença da Igreja. Quero que essa palavra fale ao meu coração e ela mesma me inspire, me oriente na caminhada pastoral dessa paróquia. Quero que a Palavra de Deus fale nos lábios e nas ações desta comunidade me interpelando, me convidando e me chamando à fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo”, revela o sacerdote da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion.
Ele também agradeceu a acolhida dos paroquianos e das quatro comunidades (Cristo Rei, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sagrado Coração de Jesus e Santa Margarida), dos padres, diáconos e formandos religiosos de Sion, além dos membros das paróquias onde exerceu o pastoreio, como a São José do Bairro Ipiranga, em São Paulo, da Paróquia Bom Jesus, do Arujá (SP), e Santa Luzia, de Ribeirão Pires (SP), que participaram da celebração. “É uma responsabilidade muito grande na congregação e na diocese por ser uma paróquia representativa nesta cidade, mas de uma forma muito especial, trago comigo a vocação de Sion, que deve ser o que me orienta junto com a diretiva pastoral desta diocese. Nossa regra mais importante diz que a meditação constante das escrituras iluminadas pela tradição de Israel e da Igreja é o que alimenta a nossa vida espiritual e a nossa vida pastoral”, salienta.
Por fim, o padre mineiro de Santa Maria do Suaçuí relembrou o lema de sua ordenação sacerdotal “Nós somos cooperadores de Deus” (1 Co 3,9) para despertar o zelo como pastor. “Sei que de fato, o homem que sou é cheio de limites e de falhas, mas atrás de mim está o Deus que me chamou. Comigo está o Deus que me fortalece. Ao meu lado está o Deus que me sustenta. E este Deus que fará a obra e eu serei apenas instrumento, mas quero ser instrumento dócil”, afirma.
Bons cristãos e os sinais proféticos
Em sua homilia, Pe. Ademir destacou a chegada do sacerdote religioso de Sion como um presente para a comunidade, reforçou a necessidade de sempre como bons cristãos, partilharmos os bens, a verdade e a justiça; e a prática dos sinais proféticos, como a acolhida, um dos eixos principais surgidos a partir do Sínodo Diocesano, e o diálogo com os conselhos CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais) e CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) e toda a comunidade, que concretizam o projeto de Deus na paróquia. “São sinais que demonstram essa profecia de cuidado, de zelo, de carinho, de cultivo desta relação saudável que faz crescer tanto os fiéis, como o pastor”, indica. “Devemos agradecer a Deus por ele ter dado a vocês, então, o presente da vida, da vocação, do ministério do nosso irmão (Pe. Valdenício), que hoje aqui acolhemos. Que Deus o abençoe, padre! Que o Senhor possa encontrar aqui, de fato, mais um momento de realização na sua vida, na sua vocação, no seu ministério. Que Deus o acompanhe, assim como as orações deste povo, que hoje o senhor abraça como pai e eles o recebem exatamente como pai espiritual”, reflete Pe. Ademir.
Eliminar os pecados de nossas vidas
O viǵario geral refletiu sobre o Evangelho do dia (Mc 9,38-43.45.47-48), ao dizer que devemos eliminar os pecados de nossas vidas, ao cortar tudo aquilo que faz parte da maldade presente no mundo. “Jesus nos diz que é importante cortarmos fora aquilo que não é próprio do ser cristão, aquilo que nos afasta do Reino de Deus e da sua vontade”, reafirma Pe. Ademir, ao dizer que devemos “arrancar os olhos” da inveja, do preconceito e da cobiça, “cortar as mãos” que se fecham, acumulam e roubam, e “cortar os pés” que fogem do compromisso com Deus e com a comunidade.
“Veja quantos desafios temos como cristãos para continuarmos sendo discípulos de Jesus, para continuarmos sendo uma Igreja de Cristo, uma Igreja que acolhe e que se lança sempre na missão”, complementa Pe. Ademir.
Rito da posse
A leitura da provisão de posse do Pe.Valdenício foi lida pelo vigário paroquial Pe. Edivan de Andrade, NDS. Depois, o sacerdote realizou a profissão de fé e recebeu o evangeliário para proclamar os evangelhos. Logo após ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.
Após esse momento, o vigário geral Pe. Ademir Santos de Oliveira declara oficialmente Pe. Valdenício como o novo pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, sendo aclamado pelos paroquianos locais. Pe. Valdenício assinou a ata, que também fora assinada por Pe. Ademir, padres presentes e alguns leigos.
Sobre a paróquia
A Paróquia de São Pedro celebrou 59 anos de história em 2021, sendo fundada no dia 19 de março de 1962 pelo primeiro bispo diocesano Dom Jorge Marcos de Oliveira. A matriz paroquial possui quatro comunidades: Comunidade Cristo Rei (Bairro Jardim Mauá), Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Bairro Jardim Cruzeiro), Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Bairro Jardim Itapark Velho) e Comunidade Santa Margarida (Bairro Jardim Miranda D’Aviz).
A Paróquia São Pedro Apóstolo está localizada na Rua São Pedro, 80 – Vila Guarani, em Mauá. Mais informações pelo telefone: 4514-2056.
Sobre o novo pároco
Nome completo: Valdenício Antônio da Silva
Data de Nascimento: 25/10/1972
Cidade natal: Santa Maria do Suaçuí (MG)
Ano de entrada no seminário: 07/01/1990 (Seminário dos Religiosos de Sion, em Castro, no Paraná)
Ordenação Diaconal: 09/08/2003
Ordenação Sacerdotal: 04/07/2004
Atuação nas paróquias: Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Castro (PR), na Diocese de Ponta Grossa; auxiliou nas paróquias Santa Luzia, em Ribeirão Pires (SP), e São Pedro Apóstolo, em Mauá (SP), ambas na Diocese de Santo André; trabalhou na área pastoral Nossa Senhora do Carmo, em São Mateus, na Arquidiocese de São Paulo; em seguida, tornou-se responsável pela Paróquia São Benedito, em Pedreiras (MA), na Diocese de Bacabal; atuou na Paróquia Bom Jesus, em Arujá (SP), na Diocese de Mogi das Cruzes; retornou à Arquidiocese de SP para assumir a Paróquia São José, no Ipiranga; no segundo semestre de 2021 toma posse como pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Mauá
Atuação na Congregação: trabalhou como formador em dois mandatos, foi membro do conselho da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion em dois governos e atualmente é auxiliar do superior geral no Brasil.
Source: Diocese