Foi divulgado o título da Mensagem do Papa Francisco para o próximo Dia Mundial dedicado aos refugiados e aos que migram em busca de uma nova pátria: deve ser reconhecida e promovida a sua contribuição para o desenvolvimento integral das sociedades, “sem excluir ninguém”. “Construir o futuro com os migrantes e refugiados”: este é o título escolhido pelo Papa Francisco para sua Mensagem anual para o 108º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será celebrado no domingo, 25 de setembro deste ano.
Segundo um comunicado da Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o tema, anunciado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, “pretende evidenciar o compromisso que todos somos chamados a colocar em prática para construir um futuro que responda ao projeto de Deus sem excluir ninguém”.
A contribuição dos migrantes para o desenvolvimento de todos
Duas palavras foram sublinhadas pelo dicastério: ‘Construir’ e ‘com’. Segundo o texto, significam “reconhecer e promover a contribuição dos migrantes e refugiados” na construção do futuro “porque só assim será possível construir um mundo que garanta as condições para o desenvolvimento humano integral de todos”. A mensagem do Papa Francisco será dividida em seis subtemas e “aprofundará alguns componentes essenciais da contribuição dos migrantes e refugiados, real e potencial, para o crescimento social, econômico, cultural e espiritual das sociedades e comunidades eclesiais”.
Material informativo e subsídios estão sendo preparados
Para apoiar a preparação da celebração do Dia, a partir do final de março, a seção Migrantes e Refugiados lançará uma campanha de comunicação destinada a promover uma adequada compreensão do tema e subtemas da Mensagem do Papa por meio de subsídios multimídia, material informativo e reflexões teológicas.
Fonte: Adriana Masotti – Vatican News
Foto: Vatican Media
Source: Diocese