No dia da solenidade da Assunção de Nossa Senhora aos céus, em 21 de agosto de 2022, a Paróquia Santa Cruz, localizada na Avenida Dom Pedro I, nº 40, no Bairro Silveira, região leste de Santo André, anuncia seu novo Administrador Paroquial: Fabiano Felício da Silva, sacerdote incardinado na Eparquia Nossa Senhora do Líbano dos Maronitas em São Paulo, com uso de ordem em nossa Diocese pelos próximos três anos.
Com a presença dos Padres Guilherme Franco, Romeu Leite Izidório, Camilo Gonçalves de Lima e também de Fabiano Felício da Silva, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, saudou a todos que estavam presentes e agradeceu à Diocese de São Paulo por ceder os serviços do padre maronita, Fabiano Felício da Silva, como administrador paroquial da Paróquia Santa Cruz. Tendo neste dia a liturgia voltada à Assunção de Nossa Senhora, Dom Pedro, durante a homilia, falou sobre o serviço de Maria, desde o primeiro momento quando aceitou ser a mãe de Jesus, como também quando foi ajudar sua prima, Isabel, mesmo distante e, inclusive na festa, em que ela diz a Jesus que o vinho havia acabado, pois para ter esta percepção, Maria estava, mais uma vez, servindo. “Maria é toda de Deus e toda dos irmãos”, comenta o bispo Dom Pedro. “Nós, padres, fomos chamados, como Maria foi chamada, aceitamos a missão, como Maria aceitou a missão. Servimos a Jesus e aos irmãos. O padre, a exemplo de Nossa Senhora, é aquele que serve. “O serviço do sacerdote é feito à imagem de Cristo, que lava os pés, com um serviço humilde, perseverante a quem deve-se espelhar”, diz o bispo de Santo André. Dom Pedro agradeceu a o auxílio do bispo Edgarg em emprestar para nossa Diocese os serviços do padre Fabiano, que tem autorização para rezar só o rito romano. Dom Pedro agradeceu ao Padre Guilherme Franco, pároco da Paróquia São Jorge, coordenador da região Leste e também responsável pelo setor de Liturgia e ao Diácono permanente incardinado, Sandro Alex Bermudes, pela generosidade em servir à Santa Cruz até que a Paróquia recebesse o Administrador Paroquial.
Pai e Pastor
“Venho com temor e tremor, com um temor respeitoso a Deus, que consola também, sabendo que Ele sabe trabalhar. Chego aqui também com sentimento de pai e pastor, afinal o padre é pai, um pastor que conduz, que ama, que cuida, corrige, chora junto e somos pastores faz o encaminhamento à Jesus Cristo – o Pastor dos pastores. Devemos caminhar junto com a paróquia para resplandecer a Glória da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.”, comenta o padre Fabiano.
Posse do novo Administrador Paroquial
Padre Fabiano recebeu de Dom Pedro, o Evangeliário para proclamar o Evangelho e foi interrogado publicamente para manifestar a disposição de colaborar com o bispo, trabalhando em comunhão e cuidando com zelo da paróquia que lhe está sendo entregue.
Houve a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, instrumentos para o batismo e a estola roxa, para realizar confissões. Ao final da missa, o Chanceler da Diocese de Santo André, padre Camilo, leu a ata, que fora assinada pelo padre Fabiano, testemunhas e também Dom Pedro.
Alegria pelo serviço
“Fui seminarista aqui na Diocese de Santo André, depois passei para a Eparquia Nossa Senhora do Líbano, dos Maronitas, e há três anos fui ordenado. O bispo Dom Pedro pediu ao bispo Edgard Madi, da ordem que tem origem no Líbano, que eu retornasse para este período de três anos, dentro deste convênio estabelecido da Diocese com a Eparquia para dar este apoio. Venho com alegria para servir à Igreja – ela é universal, se faz presente no mundo inteiro, então onde a Igreja precisa, é onde o ministro de Deus deve servir”, finaliza o novo administrador paroquial da Santa Cruz.
Expectativa dos Paroquianos
A paróquia de 61 anos conta com alguns paroquianos animados com a chegada do padre Fabiano. “A chegada dele é muito importante para nós, pois renova nossas esperanças, temos a missão de evangelizar e com o sacerdote fica muito mais consistente. Esperamos que nossa caminhada seja guiada pelo Espírito Santo”, conta Paulo César Duarte, empresário autônomo de 69 anos, que é coordenador do CPP e também está desenvolvendo a catequese de adultos. Paulo já foi ministro, coordenador do CAEP, do Dízimo, entre outros.
O casal de portugueses Antonia Emitério Monteiro da Silva Correia (84) e Bernardino Gonçalves Correia (87), são paroquianos desde a criação da paróquia, quando ainda era uma “Capelinha”, como recorda Antônia, com muito carinho. “Tivemos contato com todos os padres que passaram por aqui, na época da Capelinha eram o Padre Zé e o Padre Duarte. Nós acompanhamos todas as obras da Igreja, nos dedicamos, fizemos muitas reuniões, vigílias, sempre fomos presentes. A imagem de Nossa Senhora de Fátima trouxemos de Portugal. Estamos esperançosos com a chegada do Padre Fabiano, vamos ver se conseguimos levantar a Santa Cruz”, comenta o casal. “Eu vinha no início da Paróquia, mas cantava na Matriz de Santo André e, em 1974, após me chamarem para começar na Legião de Maria, estou fixa aqui. Ter um administrador paroquial enche meu coração de gratidão. Meu sentimento é de extrema alegria, estou feliz da vida, é como se ganhasse um pedaço do céu. Para mim isso é uma Glória, para nossa comunidade crescer na fé”, finaliza Maria Luiza Felleto (86).
Source: Diocese