A Paróquia São Pedro Apóstolo (Região Pastoral São Bernardo – Rudge Ramos) completa 55 anos de fundação nesta quinta-feira (03/06). A igreja fica localizada na Rua da Fortuna, nº 13 – Vila Santa Luzia, em São Bernardo. O atual pároco é o Pe. Adriano Pereira da Silva, que está à frente da paróquia desde o segundo semestre de 2016. As missas são realizadas nos seguintes dias e horários nestes tempos de pandemia: quinta (19h), sábado (16h) e domingo (8h30 e 18h). Mais informações sobre como participar das celebrações, entre em contato com a secretaria paroquial: 4178-3791 (telefone e WhatsApp).
Conheça a história da Paróquia São Pedro Apóstolo neste excelente artigo de autoria do Pe. Adriano:
MEMÓRIA E COMPROMISSO
Por Pe Adriano Pereira da Silva
Historiador e Pedagogo
Nesse dia 03 de junho a Paróquia São Pedro Apóstolo completa 55 anos de história. O Bairro Taboão, atualmente entre Diadema e São Bernardo do Campo, próximo ao Jardim Zoológico da cidade de São Paulo, é um dos mais antigos do ABC. Sua origem remonta ao Séc. XIX e a região em maior parte, terras de Alfredo Bernardo Leite, chegado de Portugal com a família em 1856.
Era a região que esse empresário possuía uma pedreira. Registre-se que outros também possuíam terras na região, igualmente marcada pela presença de olarias. Muitas das pedras retiradas, calçaram as ruas do centro da capital, principalmente o largo de São Bento. Nas suas buscas por pedras, encontrou-se uma fonte de água que deram o nome de Fonte de Santa Luzia. A extração e exploração desses dois materiais se dá entre 1900 até 1940 quando a Pedreira do Taboão e a fonte de Santa Luzia pararam suas atividades. A viúva de Alfredo Bernardo Leite, vende as terras, iniciando o loteamento que deu origem ao Bairro do Taboão, Vila Santa Luzia.
Ainda hoje existe uma única casa erguida com as pedras dali extraídas, localizada à rua Prestes Maia, hoje município de Diadema, tombada pelo patrimônio histórico. O crescimento populacional e a necessidade de atender pastoralmente o povo ali estabelecido, levou Dom Jorge Marcos de Oliveira (bispo diocesano de Santo André de 1954-1975) a propor na reunião do Cabido a criação de uma nova Paróquia. Nas palavras do prelado: havemos por bem separar e desmembrar da Paróquia de Bom Jesus de Piraporinha, no município de São Bernardo do Campo, bem como da Paróquia de N.S. Imaculada conceição em Diadema […] a Paróquia amovível de São Pedro Apóstolo. (Decreto de Criação).
A História do Bairro com a Pedreira imediatamente remete à devoção ao Apóstolo que ouviu de Jesus: Tu és Pedro e sobre esta PEDRA (cf. Mt 16, 18s). Sobre as pedras do Taboão foi erigida a nova paróquia no ano de 1966. O nome Taboão, provavelmente vem da planta Taboa que cresce em beira de rios e córregos, presente ali o córrego do Canhema, Córrego dos Ourives e o Córrego do Taboão.
Primeiramente o pastoreio foi dado ao padre polonês Zbigniev Jerzy Grossmann (Jorge Grosmann) (1966-1978) com um papel importante para gerar identidade eclesial. Os movimentos do Apostolado da Oração, Cruzadinha, Legião de Maria, Pia União das Filhas de Maria e Congregação Mariana animavam a vida da paróquia. Depois vieram os padres da Congregação do Santíssimo Sacramento, (sacramentinos), Luiz Girotti (vigário) (1978-1981), Helio Grande Pousa (1981-1986), Antonio Haddad (1986-1990), Sebastião Leite (1990-1991). Muitos outros religiosos dessa congregação e de outras trabalharam na paróquia por períodos curtos, poderá ser destacado em outro momento. Nesse segundo período destaca-se a construção e demolição por problemas estruturais da primeira Igreja que foi primeira sede dessa paróquia, igreja que existia pequenina desde 1950 já dedicada a São Pedro Apóstolo.
O ano de 1984 é destacado pela fundação das Obras Sociais São Pedro Apóstolo, mesmo que desde 1972 já tinha suas atividades. Nos anos 1980 Dom Claudio Hummes inaugura diversas capelas. O ano de 1989 foi marcado pela construção da nova igreja, inaugurada em 1990 por Dom Claudio Hummes ainda sem acabamento com a missa de corpo presente do Padre Haddad falecido no pronto socorro do Bairro.
Padre Haddad, em sua atividade de escritor e professor, deixou títulos como O homem do povo sofrido (1980) e Eucaristia e Compromisso Social (1985). Teve forte atuação com Dom Paulo Evaristo Arns na defesa dos direitos humanos, inclusive foi perseguido no início dos anos 1980. Recorde-se que muitos outros trabalharam entre padres e irmãos e vale destacar a figura do Irmão Sebastião Benicio de Souza (1938-2019) que após sair da congregação foi ordenado Diácono Permanente pela Diocese de Santo André (2005).
Com a saída dos Padres Sacramentinos dos trabalhos na paróquia, assume o padre diocesano Antônio Luiz Araújo (Pe Toninho) de 1991-1999. Período marcado por forte atuação pastoral e participação popular. Com um território bastante extenso para melhor atender o povo de Deus em 11/12/1997 é erigida a Paróquia Santo Agostinho, atual Maria Mãe dos Pobres. Essa data marca a paternidade da São Pedro Apóstolo por dar origem a uma primeira comunidade paroquial. As comunidades São José Operário, São Pedro Julião Eymard, São Francisco de Assis, Nossa Senhora de Fátima em união com outras da Matriz de Diadema se tornam uma nova paróquia. Em 2004 com a mudança do título a comunidade Nossa Senhora de Fátima volta a compor a comunidade paroquial.
Em 08 de dezembro 1997 Dom Décio Pereira bispo diocesano de 1997-2003, decretou a reorganização do território paroquial. Em 26 e 27 de junho de 1999 Dom Décio faz a visita pastoral e destaca: No domingo pela manhã encontrei-me sucessivamente com os seguintes grupos da paróquia: Apostolado da Oração e legião de Maria; Ministros da Eucaristia e dos doentes; equipe de curso de noivos, de batismo, do ECC. No período da tarde encontrei-me com os catequistas de Eucaristia e Crisma; com os membros do grupo de jovens e das obras sociais paroquiais. (Termo de visita Pastoral). Nesse período atuou nas já dezesseis comunidades os padres verbitas, nas comunidades que hoje são a Paróquia Santo Arnaldo Jansen, padres Redentoristas e Agostinianos. De 1999-2005 o padre José Ronaldo Rocha foi o pároco, sucedido pelo Pe Paulo Roberto Vicente 2005-2013. Outro pároco, seguindo a linha do Tempo, foi o Pe Antônio Becker (2013-2016). Já conhecido da comunidade por ter sido vigário na comunidade, foi nomeado administrador e em seguida pároco pelo bispo Dom Nelson Westrupp, scj, bispo de Santo André de 2003-2015 quando se torna bispo emérito. Período que se empreendeu reformas estruturais e pastorais. Intensa atividade missionária, celebrativa e catequética.
Em breve passagem, Pe Alex Sandro Camillo, assume a administração da paróquia (03/07/2016-12/08/2016) quando o Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, 5º Bispo Diocesano (desde 2015) no ano do cinquentenário, transferiu para outra missão o pároco e apresentou o administrador e o então Diácono Adriano Pereira da Silva, em 30/06/2016 Solenidade de São Pedro e São Paulo. Nesse ano anunciou-se a recriação da Região Pastoral – SBC Rudge Ramos. Em cinquenta anos de história a paróquia sempre fez parte da Região de Diadema, ainda que a Matriz paroquial e parte do território estivesse em São Bernardo do Campo. Com a criação da paróquia Santo Arnaldo Jansen em 07/05/2005, a paróquia passa a ter apenas uma capela na cidade de Diadema e para melhor organizar o trabalho pastoral, uma vez que quatro (de cinco) de suas comunidades estão em São Bernardo do Campo passa a compor a região recriada.
Atualmente a paróquia tem como pároco o Padre Adriano Pereira da Silva que em 13/08/2016 toma posse como administrador paroquial e é nomeado pároco em 28/01/2019. Das atividades pastorais destaca-se o Encontro de Casais com Cristo iniciado em 1991 (20 anos), o antigo grupo de jovens TUSA nos anos 1980 e o grupo de Jovens GTA – Galera Turma da Amizade nos anos 2000. De intensa atividade pastoral a paróquia conta com cinco capelas, a Matriz São Pedro Apóstolo, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio, Cristo Rei e Santa Luzia, grupos de atividade pastoral como EJC, Apostolado da Oração, RCC. Ministros Extraordinários, catequeses, Mães que oram, Vicentinos, Pastoral da Criança, Liturgia, Pastoral da Caridade, Acolhida, Coroinhas e Cerimoniários. A Obras Sociais São Pedro Apóstolo tem como diretor presidente o pároco e mantém três creches na cidade com em torno de 300 crianças matriculadas.
De 1966, ano que marca o início como paróquia, mas sabendo que já havia atividade eclesial desde muito antes, a construção da igreja é sinal disso, até atualmente muitas foram as atividades e pessoas que construíram a história, muitas não mencionadas, mas não esquecidas. É indiscutível a necessidade de conhecer o caminho por outros já percorridos, pois colhemos onde não plantamos e semeamos o que outros vão colher (cf. Jo 4,38).
Source: Diocese