A Assembleia Diocesana da Pastoral da Criança foi realizada no sábado (15/05) com o objetivo de apresentar o novo assessor diocesano do organismo de ação social, Pe.Guillermo Daniel Micheletti, avaliar os trabalhos realizados durante a pandemia, o plano de ação para 2022 e a eleição da suplente da coordenação diocesana.
O encontro, que ocorreu nos períodos da manhã e tarde no formato virtual pela plataforma Google Meet, reuniu cerca de 70 participantes e contou com as participações do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; do assessor diocesano da Pastoral da Criança, Pe.Guillermo Daniel Micheletti (que sucede Pe. Rudnei Sertorio, atual reitor do Seminário de Teologia); da coordenadora diocesana Maria Alice Lucchini; da coordenadora do Núcleo SP2, Elizabete Sorvillo Alves, além de multiplicadores, coordenadores(as) paroquiais e de Área e o Conselho Econômico.
Acolhida e palavras de esperança
Maria Alice promoveu a acolhida e com um canto muito alegre da Maria Gomes desejou boas-vindas a todos os participantes. No primeiro momento, o Padre Guillermo proferiu palavras de entusiasmo e sua alegria em conduzir esse “rebanho” que Jesus lhe designou. Lembrou também que como missionários, os líderes da Pastoral da Criança deverão seguir o exemplo da Dra. Zilda Arns (1934-2010), fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, missionária que por amor, deixou o seu legado a todos. “Dom Pedro nos abrilhantou com sua presença e suas palavras de incentivo, fé e esperança nos abençoando pela missão que nos foram designadas”, destacou a coordenadora diocesana.
A seguir, a coordenadora do Núcleo leu e explicou o Regimento Interno da Pastoral da Criança e acompanhou o Conselho Econômico. O conselheiro titular Ademir Flauzino leu a ata da Assembleia realizada no dia 13/4/2021 para avaliação e posterior aprovação.
*
Apresentação e avaliação dos trabalhos
No período da tarde foi apresentado o vídeo de Emaús voltado às Ações da Pastoral, realidade da comunidade dos Ciganos, Paróquia São Judas Tadeu (Região Santo André – Centro), e outra realidade em Rio Grande da Serra. Na sequência, cada coordenador(a) regional apresentou fotos, vídeos e comentou as ações da Pastoral da Criança realizadas presencialmente e virtualmente, tendo em vista a pandemia como: Espiritualidade; Visita Domiciliar (presencial e virtualmente pelo APP); Celebração da Vida e Acompanhamento Nutricional; Reunião para Reflexão e Avaliação intercalados com a oração gravadas pelas crianças. Em seguida, a coordenadora diocesana Maria Alice apresentou tópicos da Avaliação das Ações analisadas nas Pré-Assembleias das Áreas que aconteceram de fevereiro a abril de 2021. Foram também retomadas as atividades da Pastoral da Criança como: Guia do Líder; Alimentação Saudável e Hortas Caseiras; Brinquedos e Brincadeiras; Articulador de Saúde e Direitos e Missão e Gestão com enfoque na Capacitação em cada uma das atividades.
*
Plano de Ação para 2022 e eleição da suplente
Após as explanações, Maria Alice enumerou o Plano de Ação para 2022, plano esse também discutido nas Pré-Assembleias Regionais. “Um dos motivos principais dessa Assembleia é a eleição da suplente da coordenadora diocesana com nove inscritas”, conta. A seguir, a apuração dos votos com a eleita Marlene de Lima Andriotti com 29,4% de votos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Mauá. Os líderes da Paróquia Senhor Bom Jesus de Piraporinha, Kaetano e Kassiano cantaram “Vai, vai missionário” para dar as boas vindas à nova suplente e motivação às coordenadoras paroquiais e equipe diocesana.
“Nosso plano para o segundo semestre de 2021 é o Encontrão Virtual de Líderes de toda Diocese, que abrange as sete cidades de nossa região: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires”, revela. Para 2022, o planejamento está voltado para o atendimento presencial, mas sem esquecer as Capacitações Virtuais que atingiram uma média de 75% na pandemia e que trouxe muita evolução e atualização na missão. “Faz parte do nosso objetivo a captação de novos líderes, aumento de crianças atendidas pela Pastoral da Criança e aumento das paróquias com pastoral”, atesta.
*
Homenagem e oração do Papa
Após as considerações finais feitas pelas coordenadoras diocesana e do Núcleo, um momento de silêncio ocorreu para homenagear com fotos todos os missionários da Pastoral da Criança falecidos recentemente. Após esse momento, todos os presentes rezaram a Oração do Papa Francisco para o fim da pandemia.
“Acredito que essa Assembleia enriqueceu conhecimentos, mostrou realidades diferentes que a Pastoral atende, fortaleceu o espírito e impulsionou-nos na caminhada, e enfatizando as palavras da Dra. Zilda Arns “unidos, somando esforços, continuamos a fortalecer essa rede de solidariedade humana a serviço da vida e da esperança”, concluiu Maria Alice.
*
“Para que todas as crianças tenham vida em abundância”
Atuação na Diocese
Atualmente, a Pastoral da Criança da Diocese de Santo André conta com: 2562 crianças acompanhadas, 270 líderes, 110 gestantes, e presença em 88 comunidades e 51 paróquias. Maria Alice aproveita e faz um convite aos diocesanos: “Convido vocês que têm vontade de ser voluntários, que gostam de crianças, a capacitação está ocorrendo virtualmente, no momento, para implementação da Pastoral da Criança em comunidades e paróquias”, frisa. Para conhecer o trabalho e participar da Pastoral da Criança, entre em contato com Maria Alice pelo WhatsApp: 98152-0856.
Source: Diocese