A Pastoral da Pessoa Idosa celebra 15 anos de atuação na Diocese de Santo André, no dia 5 de novembro de 2021. A nível nacional, a pastoral foi criada em 2004, completando 17 anos de caminhada nesta data, e teve como idealizadores e fundadores Dom Aloysio Leal Penna (1933-2012), e a primeira coordenadora nacional, Dra. Zilda Arns (1934-2010), legado deixado por ambos que já estão na Casa do Pai. À época, Dom Aloysio era arcebispo de Botucatu (SP) e Zilda Arns já tinha experiência também como idealizadora da Pastoral da Criança, na década de 1980.
Na Diocese de Santo André, as atividades tiveram início no episcopado de Dom Nelson Westrupp, bispo diocesano entre os anos de 2003 e 2015. Nesta trajetória foram realizadas inúmeras visitas domiciliares mensais, levando esperança e estimulando a solidariedade entre as famílias.
A Pastoral da Pessoa Idosa visita o idoso em seu domicílio, principalmente os mais fragilizados e excluídos socialmente, solitários, depressivos ou abandonados moralmente em seu próprio lar. Através da formação, a informação e o amor de Jesus são levados aos idosos. O bem-estar e a dignidade dos idosos são os objetivos da pastoral.
Visa também divulgar e implantar a pastoral nas paróquias e comunidades. Preparar os voluntários, através de formação com o Guia do Líder (elaborado por gerontólogos) e o Caderno do Líder; cadastrar e acompanhar suas histórias de vida através de encontros mensais com formação contínua e de espiritualidade.
Atividades e atuação da PPI
Segundo dados de 2019, a Pastoral da Pessoa Idosa está presente em 23 paróquias e 30 comunidades. Possui o cadastro e a visitação de cerca de 1,3 mil idosos. A pastoral realiza a visita a domicílio, acolhe, cadastra e faz o acompanhamento da pessoa idosa sobre alimentação, atividades físicas, vacinas, situação de fragilidades e através da formação, de acordo com estudo sobre envelhecimento e livro de geriatras, orienta também quanto às questões de segurança, quando se percebe que existem casos de maus-tratos e abandono.
Também realiza encontros formativos com os agentes da Pastoral da Pessoa Idosa para a preparação nas missões, como palestras com especialistas informando sobre a prevenção, os cuidados com a saúde, a prática de atividades físicas, a vida social e o combate à violência. No terceiro sábado de cada mês, os coordenadores das paróquias se reúnem para refletir sobre a caminhada de evangelização e amor ao próximo nas comunidades.
“Ficamos quase dois anos sem nos encontrarmos pessoalmente devido à pandemia da Covid-19. Agora estamos retornando com todas as precauções e cuidados necessários. Fizemos várias reuniões online. No mês passado já voltamos a nos reunirmos para realizar a reunião, que acontece sempre no terceiro sábado de cada mês. Também estamos organizando algumas capacitações e formações para novos líderes da Pastoral da Pessoa Idosa”, afirma o coordenador diocesano da Pastoral da Pessoa Idosa, Antonio Mario Pinto, o Toninho.
O atual assessor diocesano da Pastoral da Pessoa Idosa é o vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, a Igreja Matriz de Rio Grande da Serra, Pe. Miguel Frutuoso.
Para participar da Pastoral da Pessoa Idosa e saber mais informações, entre em contato pelo telefone: 97127-5954 (falar com Toninho).
*
8º Plano Diocesano de Pastoral
Dentro do 8º Plano, o trabalho realizado é a Igreja em saída tão pedida pelo Papa Francisco. Destaca-se os itinerários que tratam da espiritualidade, essencial para o trabalho da pastoral; do sentimento de pertença, com momentos celebrativos e de conscientização; do acolhimento, praticando a misericórdia e realizando orações com os idosos; e da formação para a missão, testemunhando Cristo aos que mais precisam na sociedade.
Leia mais
Iniciativas de acolhida e solidariedade aos avós e idosos em nossa Diocese
I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: propostas e preparação para as celebrações na Diocese
Pastoral da Pessoa Idosa celebra 13 anos de atuação na Diocese
Bispo elogia trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa
Source: Diocese