O colégio Externato Santo Antônio, na manhã do sábado, 4 de março, acolheu a Mini Assembleia da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), e contou com a participação dos representantes paroquiais, Padre Paulo Afonso da Silva (pároco da Paróquia São João Batista, em São Bernardo do Campo), assessor diocesano da pastoral e do seminarista William Maia, que neste ano acompanha a pastoral.
Com um café da manhã marcado pela partilha entre os presentes, a acolhida aconteceu de forma fraterna e calorosa, onde cada integrante partilhou o alimento que levou, e puderam se reencontrar após a pandemia da Covid-19.
O bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, esteve presente já no primeiro horário, e reforçou a importância da atuação da pastoral nas comunidades de toda diocese:
“Não poderia deixar de estar com vocês nessa manhã, e ressaltar a importância da atuação de vocês, e que diante de toda legislação que temos para o idoso, a igreja se faz necessária através da Pastoral da Pessoa Idosa. Temos muitas entidades que ajudam a pessoa idosa, mas o nosso diferencial enquanto igreja, é que sempre partimos de um dado importante, a fé. Partimos da fé em Jesus Cristo, filho do Deus Vivo, e nos revela quem é Deus, e nessa revelação, Deus é autor e doador da vida, cremos nisso, e a vida humana é sagrada, porque é Dom de Deus. Nossa sociedade perdeu essa noção, porque o homem está em um grau tão grande de desenvolvimento, pois tudo que você olha: “foi o homem que fez”, e então se perguntam: para que Deus? Deus não serve mais na mentalidade da sociedade secularizada, o homem não precisa mais da lei de Deus, ele se faz sozinho, e nós por acreditarmos em um Deus de amor, e nos ensina que a vida deve ser respeitada do começo ao fim, e devemos valorizar a vida humana desde a gestação até a velhice, e por isso devemos ter a pastoral em todas as paróquias, para termos esse olhar para a vida e ajudar os idosos a terem a sabedoria da aceitação da idade, e com dignidade ser um idoso servidor e feliz, pois são exemplos em suas comunidades.”
Dando continuidade, Padre Paulo Afonso convidou a coordenadora estadual da Pastoral da Pessoa Idosa, Sandra Michellim para palestrar sobre o tema “julgar”, onde ressaltou as dificuldades de envelhecer:
“O julgar nos faz olhar a situação e nos põe a questionar a realidade, pois vivemos em um época que existe o distanciamento de gerações, e há uma necessidade de diálogo, o que gera grandes dificuldades. A pandemia nos trouxe o isolamento e com isso muitos idosos foram esquecidos pela família e sociedade, trazendo o sentimento de abandono e a solidão. Temos também o problema da aceitação da idade, muitos não entendem e se frustram por não poderem mais fazer o que faziam antes, perdendo o sentido de viver”.
Após a palestra, os participantes foram divididos em seis grupos, e discerniram sobre as ações a serem realizadas diante do exposto pela coordenadora estadual, voltando a plenária para o encerramento da Mini Assembleia.
O seminarista William reforçou sobre a compilação das ações, que deverão ser entregues na próxima semana, e serão enviados aos grupos de WhatsApp da pastoral, para posteriormente traçar o que ficou definido em assembleia.
Padre Paulo Afonso falou sobre a importância da realização da mini assembleia:
“Hoje foi importante para pensarmos na pessoa idosa na comunidade, pois estamos envelhecendo e nossos idosos têm assumido em algumas paróquias coordenações, e já em outras têm sido deixados de lado. Queremos retomar essas histórias dentro das paróquias através da PPI, e capacitar novos agentes para que consigamos estar presentes em todas as paróquias de nossa diocese”.
Source: Diocese