“Que esse tempo que estaremos juntos seja um sinal de que Deus age até mesmo nas nossas imperfeições. Só tenho a agradecer estes 21 anos de vida ministerial. Só tenho a agradecer por poder estar caminhando também nesta comunidade. Espero que através do nosso encontro surja um amor tão grande que suba aos céus, encontre o amor de Maria tem para conosco e chegue às mãos dos seu filho Jesus. E assim nossas orações serão ouvidas e nossas intercessões serão atendidas.”
No aniversário de 468 anos da cidade de São Bernardo do Campo, num discurso emocionado e cheio de citações à devoção mariana, Pe. Romeu Leite Izidório, 50 anos, assumiu uma nova missão na noite de sexta-feira (20/08), ao ser empossado como pároco da Paróquia Santíssima Virgem no Jardim do Mar, na Região São Bernardo – Rudge Ramos. A missa de posse foi presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, sendo concelebrada pelo vigário geral, Pe. Ademir Santos de Oliveira. “Nada te falta. Com Deus no coração, só Deus, só Deus te basta”. Os acordes finais da canção de Santa Tereza D’Ávila entoada pela Banda Rainha e a acolhida das pastorais, movimentos e fiéis arrancaram lágrimas do sacerdote, que pregou unidade. “Aqueles que aprenderam a me conhecer encontraram em mim, um pastor, um irmão, alguém pronto para caminhar junto. Não existe pastor sem rebanho. E um rebanho sem pastor se perde. Venho de coração aberto para somar. Aprendam a me conhecer e verão que a mão de Deus continua agindo nesta comunidade”, exclama Pe. Romeu, ao suceder Pe. Renato Aparecido Souto, que esteve à frente da paróquia ao longo dos últimos cinco anos.
Também prestigiaram a celebração de posse do Pe. Romeu, sacerdotes, o vice-prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, e vereadores da cidade.
Devoção mariana
Como uma providência divina, Pe. Romeu também citou Santo Agostinho. “Podemos caminhar juntos. Posso ser um guia. Posso ser um pai. Posso ser um pastor. Posso ser um irmão. Posso ser aquele onde você vai despejar as suas dificuldades, os seus pecados, os seus problemas. posso ser aquele através do qual a benção de Deus vai chegar para que a saúde seja restituída. Posso ser aquele através do qual pão e vinho se tornarão Corpo e Sangue nesta comunidade. Mas nada disso terá sentido se eu não for com vocês, e vocês não forem comigo”. O presbítero ainda agradeceu a jornada de cinco anos, oito meses e dez dias na Paróquia Santa Teresinha, na Região São Bernardo – Centro, cujo fiéis estavam presentes na missa de posse, recordou o lema que o acompanha desde a primeira missa. “Examinai tudo e ficai com o que é bom”, ao falar das orações de São Francisco e Santa Teresa nas missas, da consagração e da devoção à Mãe de Deus, bem como a reza da Ave Maria em todas as celebrações.
“É uma paróquia mariana, vamos ter devoção. Devocionismo podem ter certeza que eu não promovo. Devoção é o encontro com Deus através daquele gesto de carinho. E não tem gesto de carinho maior do que de uma mãe para com os seus filhos, e dos seus filhos para com a sua mãe. Conte comigo para ser aquele que vai estar indo de mãos dadas com a Mãe Santíssima ao encontro do Filho”, revelou Pe. Romeu, que também é coordenador da Pastoral Presbiteral.
Primeira ação e os principais desafios
Pe. Romeu destacou que a primeira ação na Paróquia Santíssima Virgem é “mostrar-me como bom pastor que vive com a sua comunidade, mantendo tudo o que está funcionando, melhorando o que precisa de mudanças, adaptando o que pode servir para uma melhor vida comunitária”, destaca. Sobre os principais desafios de ser sacerdote nestes tempos de pandemia, o presbítero disse que é procurar se manter saudável para ser um sinal na comunidade, conforme At 20,28 “estar aberto às novas necessidades, dando respostas condizentes.”
Lealdade e compromisso
“Que o senhor, Pe. Romeu, possa assumir com lealdade e dedicação essa comunidade paroquial. Seja o bom pastor que cuida, assim como fez Rute com a sua sogra Noemi. Assumir o pastoreio por amor, gratuitamente na disposição ao sacrifício, preferindo os interesses de Cristo, ou seja, o cuidado dos irmãos, da comunidade aos próprios interesses. Saiba que o maior presente do padre para a paróquia é a presença. Lembre-se do que disse o Senhor Jesus: “Eu estou no meio de vós como aquele que serve”, enfatizou Dom Pedro, ao refletir sobre a Primeira Leitura (Rt 1,1.3-6.14b-16.22), que fala de Rute como exemplo de fidelidade e compromisso com os desígnios do Senhor.
À Paróquia Santíssima Virgem, o pastor da Igreja Católica no Grande ABC deixou uma palavra de fé e esperança. “Convido a paróquia para que possa acolher o Pe. Romeu, como seu quinto pároco. Que possam acolhê-lo não somente no espaço físico da comunidade, nos relacionamentos, mas acolhê-lo no coração e mais do que isso assumir a vida da comunidade, da paróquia que é de todos, pois ela pertence a todos pelo batismo”, sintetiza.
Sobre a paróquia
A Paróquia Santíssima Virgem celebrou o Jubileu de Diamante, ou seja, 60 anos de história, no dia 21 de setembro de 2020. A vida de comunidade paroquial é ali representada ao longo das décadas, através do grande compromisso com a ação evangelizadora e missionária, pois a Igreja nasceu missionária, é missionária e o será sempre por vontade do seu fundador, Jesus, para a salvação do mundo. Fiel à diocese, partilha do mesmo “sonho missionário de chegar a todos”. (lema do Sínodo Diocesano 2016-2017).
A Paróquia Santíssima Virgem está localizada na Avenida Lucas Nogueira Garcez, s/nº – Jardim do Mar, em São Bernardo do Campo. Mais informações pelo telefone: 4330-4289.
Rito da posse
A leitura da provisão de posse do Pe. Romeu foi lida pelo Pe. William Mariotto Torres. Depois, o sacerdote realizou a profissão de fé e recebeu o evangeliário para proclamar os evangelhos. Logo após ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo. Neste momento, o bispo declara oficialmente Pe. Romeu como o novo pároco da Paróquia Santíssima Virgem, sendo aclamado pelos paroquianos locais. Pe. Romeu assinou a ata, que também fora assinada por Dom Pedro, padres presentes e alguns leigos. O secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves de Lima auxiliou na posse.
Sobre o novo pároco
Nome completo: Romeu Leite Izidório
Data de Nascimento: 17/09/1970 (50 anos)
Cidade natal: Juazeiro do Norte (CE)
Ano de entrada no seminário: 1989 (Santo André)
Ordenação Diaconal: 06/06/1999
Ordenação Sacerdotal: 05/12/1999
Atuação nas paróquias: iniciou o ministério na Paróquia Santo Antônio (São Caetano do Sul), por um mês até que chegasse o novo pároco; indo para a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Região São Bernardo – Anchieta), como vigário paroquial por um ano; assumindo no dia 31/12/2000 como Administrador e depois Pároco da Paróquia São Jorge (Região Santo André – Leste), permanecendo lá por 6 anos; de 2006 a 2012 esteve em Jerusalém, Roma e Ímola enquanto fazia os estudos do Doutorado; em fevereiro de 2012 assumiu como pároco da Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu (Região Santo André – Centro); em 06/12/2015, assumiu como pároco da Paróquia Santa Teresinha (Região São Bernardo – Centro), e agora começando como pároco da Paróquia Santíssima Virgem.
Atuação diocesana: foi assessor da juventude; coordenador pastoral da Região Santo André – Leste; atualmente é assessor da Pastoral da Educação e coordenador da pastoral presbiteral; presidente da Caixa Comum dos Presbíteros e membro do conselho de presbíteros.
Crédito das fotos: Som A
Source: Diocese