Caros irmãos e irmãs, que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo esteja com todos vocês.
Estamos celebrando a festa de Pentecostes, o dia em que o Espírito Santo foi derramado no coração da Igreja. De fato, esta festa é como que a celebração do nascimento da Igreja, como afirmava São João Paulo II, visto que é a partir do dia de Pentecostes que os discípulos de Jesus saem em missão.
Este Espírito que foi derramado sobre os apóstolos e sobre nós, que somos Igreja, é o mesmo Espírito que pairava sobre as águas na criação (Gn 1,2), o Espírito que conduziu Jesus ao deserto para vencer as tentações (Mt 4,1), o Espírito que foi soprado por Jesus, dando autoridade aos apóstolos para perdoarem os pecados (Jo 20,23). É a terceira pessoa do Santíssima Trindade, que deve ser adorada com o Pai e o Filho.
Este é o Espírito que renova a face da terra, que nos une a partir de nossas diferenças e nos faz sermos UM, embora sejamos muitos. A língua do Espírito Santo, que faz com que todos se entendam, não é uma língua que possui a sonoridade de qualquer outra língua humana, pois essa língua não se ouve, antes, se sente, pois é a língua do amor. Pelo amor, todos se entendem.
Que nesta festa de Pentecostes, possamos recordar que somos Igreja, assumindo a missão que nos foi confiada por Jesus de anunciar o evangelho a toda criatura, pregando palavras e com o testemunho de vida.
Que Deus abençoe a todos!
Pe. Dayvid da Silva
Pároco