A Diocese de Santo André vivencia um momento histórico: a celebração dos 70 anos de sua criação, que culminará no ano de 2024, e para os preparativos dessa grande festa, a Comissão para os 70 anos idealizou a Semana Diocesana de Formação.
Com o objetivo de dirigir-se-á a todos os agentes de pastoral de nossas comunidades e tendo como base teológica “Povo de Deus”, a semana aconteceu de 2 a 5 de maio, visando dinamizar e favorecer a participação dos diocesanos e diocesanas nas celebrações especiais, pensou-se em organizar uma “Semana Diocesana de Formação”, fruto da junção das antigas “Semanas Diocesanas”, que se dedicavam em formar os agentes de pastorais específicas, como, por exemplo, liturgia, catequese, comunicações e ação social.
O Vigário Episcopal para Pastoral, Padre Everton Gonçalves e o Centro Pastoral, organizaram os temas que foram trabalhados durante o encontro formativo, e contou com a colaboração dos padres assessores da Pastoral da Acolhida, COMIDI(COmissão Missionária Diocesana), PASCOM (Pastoral da Comunicação), SAV(Serviço de Animação Vocacional), Vicariato da Caridade, Comissão de Liturgia e Música e Comissão Bíblico Catequética.
Com mais de 4000 inscritos, as regiões receberam os participantes com um café feito pelas paróquias, e foram acolhidos pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, que enviou uma mensagem em vídeo:
“Vocês estão iniciando essa semana de formação que pretende acender muitas luzes no caminho de fé que estão percorrendo. Sim, a fé é essencial. A fé e a razão devem caminhar juntas, iluminando-se reciprocamente. E a teologia? Por isso, a necessidade da formação. Momento de parar, escutar, refletir e progredir na compreensão dos mistérios da fé que nos dão a motivação para o nosso agir pastoral.” (clique aqui para assistir)
Dom Pedro preparou também uma reflexão para o primeiro dia através da carta do Papa Francisco ao Povo de Deus, que foi entregue no última dia de formação aos participantes:
“Pela primeira vez um papa escreve de forma direta, uma carta endereçada a todo o Povo de Deus, ou seja, a todos os fiéis batizados. Partindo dos tristes acontecimentos referentes aos abusos de menores e vulneráveis na Igreja, o Papa faz um importante apelo, cheio de confiança, na ação dos leigos, grande esperança para toda a Igreja. Nesta carta, o Papa pede que cada batizado se sinta envolvido nas transformações eclesiais e sociais de que tanto necessitamos. Para isto, somos convidados a entrarmos em um processo de conversão pessoal e comunitária.”
Confira abaixo os temas abordados:
Povo de Deus que celebra
Palestrantes: Padre Cristiano Marmelo, Padre Guilherme Franco, Padre Joel Nery e Seminarista Gustavo Laureano
Partindo da Carta Apostólica do Papa Francisco, Desiderio Desideravi, sobre a formação litúrgica do povo de Deus, o objetivo foi resgatar o sentido da Liturgia, que é o caminho pelo qual a Igreja se encontra com seu Senhor, por ela, a Igreja é realmente Igreja. É desejo de nossa Igreja diocesana o desejo do Papa: “Convidar toda a Igreja para redescobrir, custodiar e viver a verdade e a força da Celebração cristã” (Desiderio Desideravi, n.16).
Povo de Deus que caminha
Palestrantes: Padre William Mariotto, Padre Jorge Luis, Padre Gonise Portugal, Padre Cauê Fogaça e Seminarista Maurício Borges
Partindo deste princípio, a formação atingiu um aspecto fundamental e prático na ação pastoral das comunidades: ao se pensar em “acolhida”, a tendência é pensar naqueles que chegam, mas não se acolhem verdadeiramente. É sabido que em nossas comunidades, assim como em todo o mundo, há conflitos, mas que, à luz da fé, devem ser superados.
Povo de Deus que partilha
Palestrantes: Diácono Douglas Colácio, Diácono Fabiano, Roque e Diácono Celso Sais
Envolvendo a missão do Vicariato Episcopal para a Caridade Social e do Setor Família, a dimensão caritativa é uma importante dimensão da vocação do Povo de Deus. Realçando a realidade e os desafios da família, bem para o futuro da Igreja e do mundo, a formação visou também realçar como desafios a pobreza e seus desdobramentos. A Igreja precisa oferecer a todos apoio e aconselhamento sobre o amor, a superação dos conflitos na família e a educação dos filhos, que vão, certamente, resultar na construção de um mundo melhor e mais fraterno.
Povo de Deus que anuncia
Palestrantes: Padre Marcos Vinícius, Padre Eduardo Calandro e Padre Dayvid da Silva
Reunindo os aspectos da missão da Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, Pastoral das Comunicações e o Setor Juventude, a formação teve como base a centralidade do anúncio da Palavra na ação evangelizadora. A Igreja existe para evangelizar, e a noção do Povo de Deus está totalmente arraigada ao anúncio da Palavra. É preciso evidenciar esta dimensão, da animação bíblica da vida e da pastoral.
Foi preparado um subsídio após a Semana de Formação, com todo os conteúdos abordados, e será disponibilizado para download, Dom Pedro ressaltou a importância de formar-se:
“Caros irmãos e queridas irmãs, Povo de Deus na Diocese de Santo André, este subsídio que vocês têm em mãos é iluminado pela Semana Diocesana de Formação. Seu objetivo é formar cristãos leigos e leigas que fazem parte do Povo de Deus que caminha, partilha, anuncia e celebra juntos a mesma fé. A nossa fé nos indica a acolhida como pilar da evangelização e da imitação de Jesus: “Vinde a mim vós todos que estais cansados…”. A fé nos indica ainda o caminho da missão, para cumprir o mandato de Jesus: “Ide pelo mundo e pregai o Evangelho…” Esta “Semana Diocesana de Formação” é uma ótima iniciativa para seguir na trilha do Vaticano II e demais conferências do Episcopado na América Latina, que sempre, além do magistério papal dos últimos anos, insistiram neste ponto: formação!”
Source: Diocese