“Nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”(At 4,20)
Foram 05 dias de reflexões, espiritualidade, um conjunto de conhecimentos sobre o documento 107-CNBB. Aconteceu entre os dias 23 e 27 de julho/2018 em toda Diocese de Santo André, foi desmembrado por regiões devido para facilitar a participação. A região de Diadema, pelo 2º ano consecutivo, se reuniu na Igreja Matriz de Diadema, Paróquia Imaculada Conceição, com a presença de cerca de 350 catequistas, sendo 35 da nossa Paróquia, Bom Jesus de Piraporinha.
Iniciamos com uma bela carta de saudação de nosso Bispo, Dom Pedro Carlos Cipollini, ressaltando a frase: ”Através da Catequese, fazemos parte da história da Salvação”.
Tivemos momentos marcantes, especialmente pela imersão do tema Iniciação à Vida Cristã –Doc.107 CNBB, que nos convida a fortalecer a caminhada catequética em todos os âmbitos da Igreja, deixando evidente que a proposta da Evangelização deve ser concreta e permanente.
Fomos agraciados com a programação:
1º dia – Pe. Eduardo A. Calandro – Tema: “A urgência da Iniciação nos ciclos da vida‘’ – Uma catequese querigmática em todos os tempos: do ventre materno às crianças nas idades de 4 á 8 anos, à Pessoa idosa e a Pessoa deficiente; Mistagógica: ajudar as pessoas a entrar no mistério de Deus.
2º dia – Pe. José Pedro T. de Jesus, carinhosamente conhecido como Pe Pedrinho – Tema: “O ícone da Samaritana nos inspira à Iniciação à Vida Cristã” – Nos motivou através de uma apresentação em vídeo, nos conduzindo a refletir sobre o encontro de Jesus com a samaritana: a romper barreiras culturais, o pré- conceito (Doc 107 CNBB – 163 á168).
3º dia – Pe. Joel Nery – Tema: “À luz da Constituição Sinodal, a pedagogia e metodologia da Iniciação à Vida Cristã” – Constituição Sinodal: “O sonho missionário de chegar à todos”, o aprofundamento e estudo do Doc. 84 da CNBB é indispensável na formação e missão dos catequistas; “A acolhida e a missão”: Pessoas que exerçam o ministério do acolhimento e façam disso seu trabalho de evangelização. Nos faz refletir sobre quantas pessoas poderiam ser evangelizadas só pelo acolhimento em nossas comunidades. Convida-nos a rever: Como revelar Jesus, sendo Igreja?; “Conversão Pastoral”: Acolher, inserir e comprometer, viver e ser como Jesus, somos desafiados a nos abrir ao novo e ter consciência de que não fazemos catequese simplesmente para receber o sacramento, mas para que tenhamos um encontro com Deus.
4º dia – Pe. Guilhermo Daniel Micheletti – Tema: “Proposta de ação para as Paróquias a partir da Iniciação à Vida Cristã”: Inspiração Catecumenal, o desafio de promover um novo encontro luminoso, juntamente com a Liturgia, inspirar-se em anunciar Jesus às famílias, sermos uma Igreja em saída.
5º dia – Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho – Tema: “O caminho percorrido” – A Igreja é uma comunidade materna e mistagógica (2º parte do Doc.107 – CNBB); citou 04 Concílios, entre eles o Vaticano II, destacou os 500 anos de luta, redenção e proclamação da Palavra para recebermos a oração que hoje rezamos: o Credo; as mudanças que marcaram um crescimento desorganizado no mundo e como evangelizar nesta constante mudança; O Concilio Vaticano II nos aproximou de Jesus e muito mais uns dos outros; o processo da evangelização e a catequese para santidade; citou uma frase de Dom Pedro Carlos Cipollini: “Uma paróquia sem catequese é uma paróquia triste”.
É sempre uma grande graça responder ao chamado às formações, são intensas e nos motivam ás novas propostas, novos desafios. Estamos entusiasmados e temos a esperança de, em comunidade, realizar a missão que nos foi proposta com Iniciação à Vida Cristã, inspirados no Viver, no Ser, no Agir e no Amor de Jesus Cristo, nos conscientizando da importância da nossa missão .
Alessandra Lima
Coordenadora Catequese com Adolescentes, Jovens e Adultos
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha