Olá, sou o Cláudio, seminarista de nossa Diocese de Santo André, e venho hoje partilhar um pouquinho da minha história de vida e caminhada vocacional.
Minha família (mãe, irmão e irmã) mora em São Bernardo do Campo, cidade onde nasci, cresci e me desenvolvi. Minha mãe sempre me transmitiu os valores da fé em Deus e do respeito ao próximo, de modo que me recordo das orações que ela sempre fazia antes de dormir. Minha mãe não apenas falava de Deus, mas falava com Deus e, tudo isto, formou em mim o alicerce da fé e do amor ao Senhor. Meu pai faleceu quando eu tinha apenas 10 anos, vítima de um afogamento.
Aproximadamente aos 9 anos de idade uma catequista da capela Santa Rita de Cássia (Paróquia Sagrada Família – Região Alvarenga) foi até minha casa para me convidar a fazer a catequese e, com minha insistência, a minha mãe autorizou que eu fizesse. Daí em diante, com idas e vindas, passei a ser um católico comprometido e inserido nas diversas atividades pastorais, respectivamente: liturgia, grupo de teatro, catequese, grupo de jovens, grupo de oração, ministério de música e ministério da bênção. Vivenciei também, naturalmente, os estudos e trabalhos profissionais em algumas empresas, como aprendiz administrativo, operador de telemarketing e analista de cobranças.
Aos 18 anos de idade ingressei em uma nova comunidade como irmão consagrado pelos votos simples de castidade, obediência e pobreza, porém após 3 anos de experiência percebi que Deus me chamava para outra vocação, de modo que comecei a discernir esse chamado junto à Pastoral Vocacional da Diocese de Santo André e sai da nova comunidade.
Em 2010 ingressei no Seminário do Propedêutico e fiz 1 ano de caminhada nos estudos introdutórios; depois ingressei no Seminário de Filosofia e me formei no período de 3 anos e, depois, ingressei no Seminário de Teologia onde me encontro hoje no 4º ano, que corresponde ao último ano dos estudos acadêmicos.
Em toda esta jornada de 7 anos como seminarista pude trabalhar em 7 paróquias distintas, entre elas a tão amada Paróquia Senhor Bom Jesus de Piraporinha no ano de 2016, onde fui completamente feliz e realizado. No Piraporinha cresci como cristão e fui fortalecido pelo apoio, compreensão, acolhida, paciência e respeito de toda a Comunidade e de seu pastor, o reverendíssimo Padre Dayvid.
Agradeço e louvo a Deus por tudo o que Ele tem feito em minha vida e por me chamar ao Seu serviço. Tenho plena consciência de que sou chamado por amor e não por meus méritos e capacidades e sei que, no mesmo mistério do amor, Deus quer me santificar através desta vocação à qual eu sou chamado.
Um grande e fraterno abraço a todos meus irmãos da Bom Jesus de Piraporinha, saibam que a saudade bate no peito e minhas memórias do ano passado são regadas de amor e gratidão. Na paz do Senhor!