A Diocese de Santo André está realizando o Sínodo Diocesano e a nossa Paróquia Senhor Jesus Bom Jesus de Piraporinha está participando ativamente. Mas o que é o Sínodo?
A palavra “Sínodo” tem origem no grego “synodos” e significa: caminho feito com os mesmos pés, isto é, em conjunto. Foi traduzida para o latim como “concilium”, que quer dizer: assembleia. Por isso, uma assembleia que reúne sacerdotes, leigos e consagrados desta Igreja local, escolhidos para auxiliar o Bispo Diocesano no exercício da sua função, para o bem de toda a comunidade cristã. É um caminho de reflexão, avaliação, renovação, planejamento e programação, feito em conjunto, com a participação de todos.
Por que um Sínodo em Santo André? A inspiração para a realização do Sínodo Diocesano em Santo André surgiu da identificação da madura caminhada pastoral desenvolvida pela Igreja Local. Esta caminhada é identificada pelas Assembleias Diocesanas de Pastoral e pelos 7 Planos Diocesanos de Pastoral. As Visitas Pastorais Missionárias realizadas ao longo de 2016 e a instalação da 100a Paróquia também fomentaram a busca por um “programa de afirmação da fé, conversão e missão”. Neste sentido, o Bispo Diocesano a todos quer escutar e convidar a um estado permanente de evangelização/missão, estado que corresponda aos desafios pastorais atuais contextualizados da Igreja no Grande ABC.
O tema geral para a caminhada sinodal é: “O sonho missionário de chegar a todos”. (Papa Francisco, ‘A Alegria do Evangelho’, nº 31).
Para essa caminhada há um cronograma, cuidadosamente elaborado. Conheça o resumo:
No dia 04 de março de 2017, o nosso Pároco, Padre Dayvid da Silva, reuniu-se com CPP (Conselho Paroquial de Pastoral) que são os representantes das pastorais e movimentos de nossa paróquia, e com o CAEP (Conselho para assuntos econômicos paroquial) para apresentar o Sínodo e o resultado da pesquisa encomendada pela Diocese, que foi realizada pelo Instituto de Pesquisa de São Caetano do Sul, pela qual foi possível conhecer a realidade de nossa Diocese em termos de tamanho populacional, concentração de católicos e não católicos, realidade socioeconômica, participação e vivência nas diversas religiões.
Também foi apresentado ao grupo, o resultado dos trabalhos de pesquisa de campo realizada pelo COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) de nossa paróquia, que desde agosto de 2014, realiza esse trabalho para conhecer a realidade da nossa comunidade, por todo o setor que abrange o território da nossa paróquia. Até o momento, lado Diadema (Jardim Bela Vista, Por do Sol, Padre Anchieta e Piraporinha) e em 2017 seguirá pelos bairros do Jardim Santa Elisabeth – Diadema e lado São Bernardo. Depois, conhecendo a realidade do nosso povo, segue com o trabalho de evangelização e acompanhamento de nossas famílias. Durante esse período, foram realizadas 11 missas nas residências, que abriram os trabalhos nos bairros por onde os missionários passariam, além de vários terços. Isso nos mostra que a nossa paróquia está em sintonia, tanto com o Papa Francisco, que nos pede uma Igreja em saída, como com a nossa Diocese, que através do Sínodo quer chegar a todos.
Nessa reunião, nosso Pároco orientou o grupo para o preenchimento da “Planilha 1”, que será instrumento para que cada coordenador se reúna posteriormente com os membros das respectivas pastorais para discussão e análise das perguntas do questionário, que permitirá conhecermos as diversas realidades e necessidades da nossa comunidade, e, assim, contribuiremos para a definição das três urgências de nossa Diocese e elaboração do documento que será o produto final do Sínodo Diocesano de Santo André. Mais informações sobre o Sínodo acesse: www.sinodo.diocesesa.org.br.
Vera Lucia Meneguelo
Membro Sinodal – representante da
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Galeria de Fotos: