Caros paroquianos, depois de um ano do nosso caminhar juntos, chegamos ao final do Primeiro Sínodo da Diocese de Santo André.
No último dia 15 de novembro de 2017, aconteceu a Assembleia Geral do Sínodo no Externato Santo Antônio em São Caetano do Sul, na qual estiveram reunidos representantes leigos e padres de todas as paróquias e religiosos que eram os membros Sinodais, ou seja, com direito a voto, além do vigário geral Pe. Ademir Santos de Oliveira e o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.
O Encontro foi iniciado com um momento de oração, preparado pela equipe de liturgia, depois, houve uma retrospectiva da elaboração do Sínodo desde o início até a presente data.
Na sequencia, foram apresentadas as dez urgências que foram definidas e encaminhadas por cada uma das dez regiões de nossa diocese.
Depois, os participantes dessa Assembleia foram divididos em grupos para reflexão e discussão de cada urgência, para defesa das mesmas, acompanhados por um mediador e um secretário, responsável por elaborar a ata. Após esse momento, cada membro Sinodal dirigiu-se para votação.
No período da tarde, após um lindo momento mariano, houve apresentação das três propostas mais votadas e novamente os membros dos grupos de discussão se reuniram, dessa vez, para elaborar as emendas necessárias em cada uma das três urgências mais votadas. São elas: Cultura e espiritualidade do acolhimento (19%); Uma Igreja em saída em estado permanente de missão (17%) e Ação missionária permanente para fortalecer a presença da Igreja junto aos mais pobres, afastados, enfermos e desmotivados (12%). As emendas foram encaminhadas para a coordenação do Sínodo e serão revisadas e concluídas para o documento final, que será entregue em abril/2018 com o 8º Plano de Pastoral da Diocese de Santo André.
Ao final do dia, os participantes da Assembleia seguiram em procissão até a Matriz Sagrada Família – São Caetano do Sul, para participação da Santa Missa e encerramento da Assembleia Sinodal da Diocese de Santo André.
Padre Dayvid da Silva agradece a cada um que, direta ou indiretamente participou desse importante momento de nossa Igreja particular de Santo André, certo de que continuaremos a caminhar juntos para colocarmos em prática tudo que foi elaborado nesse documento.
Um fraterno abraço, paz e bem!
Vera Lucia Meneguelo
Membro Sinodal – representante da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha