No último dia 08 de dezembro, o Superior Geral dos Missionários Scalabrinianos, Pe. Leonir Chiarello e seu Vigário Pe. Gianni Borin estiveram em visita canônica à comunidade religiosa e paroquial de Nossa Senhora da Boa Viagem em São Bernardo do Campo, e no dia 12 de dezembro completaram essa atividade visitando o bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, o Centro de Apoio ao Migrante em Utinga, a residência religiosa de Ribeirão Pires e a Paróquia de São José na mesma cidade.
O mandato como Direção Geral é por seis anos, neste tempo o Superior Geral da Congregação Scalabriniana deve reservar uma visita a todas as missões scalabrinianas presentes nos 34 países. A visita é constituída por um diálogo fraterno com os missionários scalabrinianos, com o povo que eles servem e com o bispo que os acolhe na Diocese. Na Diocese de Santo André a última visita canônica realizada pela congregação foi há quase 10 anos.
A visita ao nosso bispo, Dom Pedro, foi marcada pelo reconhecimento de ambas as partes pela presença significativa e centenária dos missionários scalabrinianos na Diocese de Santo André. Atualmente, a diocese conta com três missionários scalabrinianos: Pe. Alejandro Cifuentes, Pe. Carlos Barbosa, que fazem seu serviço missionário na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo e Pe. Pierre Dieucel, que atua na Paróquia São José em Ribeirão Pires e Centro de Apoio ao Migrante em Santo André.
Padre Carlos falou sobre a acolhida do bispo diocesano aos padres carlistas: “Acolhemos com alegria e ânimo o incentivo do nosso bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini para darmos mais ênfase ao nosso carisma scalabriniano, no serviço apostólico aos migrantes presentes na Diocese de Santo André, aumentando a presença de missionários que se dedique além do ofício paroquial, a também formar um pólo missionário para atender às diversas necessidades que a migração traz para o ABC e Região.”
“A visita canônica foi uma oportunidade para renovarmos nosso servir scalabriniano em comunhão com a nossa congregação, que nos envia em missão e a diocese que nos acolhe, para construirmos o Reino de Deus, em particular entre os migrantes”.
No final da visita, os Superiores presentearam Dom Pedro Carlos Cipollini com uma bela estola da canonização de São João Batista Scalabrini.
Source: Diocese