Tendo a certeza de que a Palavra de Deus ocupa um lugar central em nossa vida de fé, buscamos compreende esse Amor de Deus proclamado e vivido em sua mensagem revelada.
A Igreja no Brasil, a cada ano, aprofunda um livro da Sagrada Escritura. Chegou o momento de estudarmos a1ª Carta de São João. “Quem ama permanece em Deus – Amor”e anuncia, sem medo, sua humanidade e divindade. “Quem reconhece que Jesus Cristo veio na carne, esse vem da parte de Deus” (1Jo 4,2)
Na Palavra de Deus, buscamos luzes sempre novas para clarear o caminho que, por vezes, se faz escuro e perigoso.Neste contexto, estamos vivenciando situações difíceis e delicada sem todos os níveis da organização e sustentação da vida social. Isso nos desafia a refletirmos nossa vida e missão.
A degradação dos valores humanos, condutas e critérios éticos são evidentes. Isso traz consequências desastrosas, acentuando a manutenção de uma sociedade injusta e desigual. É hora de revermos nossa caminhada, compromisso e anúncio profético. Questionamentos surgem e são tantos: Nós, como Igreja, estamos colaborando para a transformação dessa realidade? ou, por outro lado, estamos calados e despreocupados com o futuro incerto que paira ao nosso redor? A Igreja nos convida a “levantarmos a nossa voz” e agirmos em prol de um mundo sustentável, mais justo e fraterno.
Vamos nos debruçar, mais uma vez, nos ensinamentos da Sagrada Escritura. Ela vai além dos nossos limites. É uma Palavra que nos traz a novidade em todo tempo. Os seus ensinamentos são eternos e atuais.É,realmente, um farol a nos guiar.
O nosso olhar deve dirigir-se a Deus que nos fala e aos nossos irmãos e irmãs que nos interpelam em nossa prática de fé. Unidos no amor, estarmos em comunhão com Deus e aqueles que buscam a vivência da justiça e da paz. “O amor de Deus se realiza plenamente em quem guarda a sua palavra.” (1Jo 2,5)
Jesus,na sua condição divina, nos assegura esta filiação eterna e paternal. Somos amados por Deus, que é nosso Pai, alimentados na esperança cristã por Jesus e fortalecidos na fortaleza pelo Espírito Santo.
Já estamos nos preparando para vivenciarmos o Mês Missionário Extraordinário–“Batizados e Enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo” É hora de sonharmos uma comunidade de fé animada, acolhedora e missionária, e que, fortalecida, nos impulsione no serviço e na caridade.
Alicerçados pela Palavra de Deus e animados pela missão, vamos acompanhar, refletir e rezar pelo Sínodo da Amazônia, que tem como objetivo: “encontrar novos caminhos para a evangelização, daquela porção do povo de Deus.” Momento de suma importância para trabalharmos por uma ecologia integral. O Papa Francisco afirma e demonstra, com razão, que em nosso planeta “tudo está interligado”, (LS 138).
Com esperança renovada, “caminhando juntos”, peçamos ao Senhor quenos sustente na missão e “que nos amemos uns aos outros” (1Jo 3,11).
Fraternalmente, envio-lhes especiais bênçãos.
Pe Roberto Alves Marangon, “o menor entre vós”
Pároco