Editorial – Caminhando Juntos – setembro de 2020
“Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15, 11)
Dentro das possibilidades deste tempo especial, o desejo primeiro é chegar aos seus corações com uma mensagem de esperança e paz.
Fortalecidos pela Palavra de Deus, estamos celebrando o Mês da Bíblia. Momento forte e singular para a escuta, o diálogo e a oração em torno da Palavra Revelada.
Como proposta, a Igreja no Brasil elencou o livro do Deuteronômio para o estudo e inspiração em nossa ação pastoral, com o lema: “Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11). Ali encontramos as leis da solidariedade, da justiça, do amor aos pobres e vida liberta para todas as pessoas. Vamos aproveitar as formas e oportunidades de encontro para que saiamos fortalecidos em nossa formação bíblico-catequética e, sobretudo, no nosso compromisso com um mundo mais justo e fraterno.
É bom lembrar que esta temática de ir ao encontro do irmão, do outro, na alteridade que a vida nos propõe, já vem sendo proposta desde a realização da Campanha da Fraternidade, 2020, e aprofundada na Novena do nosso padroeiro “Bom Jesus”, como forma de fortalecimento em nossas atividades de promoção social e da caridade pastoral.
Imersos numa pandemia assustadora que mudou nossas relações pessoais, comunitárias e sociais, chegou a hora de voltarmos para o profundo do nosso ser e perguntarmos: O que temos feito para reacendermos o amor, a eterna Aliança de Deus? Ela sempre deseja e nos ajuda a construirmos o bem e a vida em abundância. Até quando andaremos longe das propostas e ensinamentos do Senhor? Em tempos de crise, temos a oportunidade de purificar os nossos pensamentos e a nossa maneira de encarar os desafios do mundo. É momento de repensarmos nossa ação e, principalmente, em que de fato acreditamos.
Temos o privilégio de termos, como padroeiro, o “Bom Jesus”, portanto Aquele que é cheio de misericórdia. Jesus olha a todos sem distinção e deseja o bem para todas as criaturas. Somos parte desse imenso dom de amor. Abramos o nosso espírito para uma atenção mais plena, onde o nosso horizonte seja a esperança. Nos pequenos e simples gestos fraternos que realizarmos, quem sabe, aí poderá ser o início de um novo amanhã, onde o bem, a justiça e a paz iniciem um novo reinado. “Escolhe, pois, a vida para que vivas, tu e tua descendência, amando ao Senhor, teu Deus, dando ouvido à sua voz e apegando-te a ele – pois ele é tua vida e longevidade” (Dt 30,19-20).
Estamos impedidos de realizarmos muitas das nossas atividades paroquiais e comunitárias, porém nada poderá nos impedir de rezarmos e nos unirmos em profunda comunhão a partir de nossas casas, famílias e do nosso coração fiel. Sendo assim, aproveite bem o Devocionário em louvor ao Bom Jesus que lançamos como instrumento para favorecer a nossa espiritualidade e nosso compromisso paroquial.
Participe das Campanhas que estamos realizando, são formas de compromisso partilhado para o bem da comunidade e o fortalecimento e amparo daqueles que nos procuram em suas necessidades. “Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade.” (1Cor 12, 13)
Que a generosidade de Maria, nossa Mãe Santíssima, e as bênçãos de Jesus, seu Filho amado, nos ajudem na construção de um mundo melhor.
Na ternura e na compaixão, saúdo a todos, fraternalmente;
Pe. Roberto Alves Marangon, “o menor entre vós”
Pároco