O COMIPA
O Conselho Missionário Paroquial (COMIPA), é o grupo de coordenadores que planejam e organizam a dimensão missionária de nossa paroquia. Trata-se de um organismo em forma de conselho que impulsiona de forma permanente a ação missionária paroquial. É formado pelo pároco e diversos leigos que atuam nas demais pastorais que buscam animar a consciência missionária de nossa paróquia. Atualmente, nosso COMIPA é composto por aproximadamente 15 membros. Junto ao COMIPA, está a equipe dos missionários visitadores, que sempre está sendo formada e atualizada, com o objetivo de firmar-se em cerca de 100 membros.
O COMIPA nasceu em nossa paróquia Bom Jesus no ano de 2014, com a iniciativa de realização de visitas missionárias no território paroquial. Se faziam pesquisas para compreender quem é o povo no território paroquial, isto é, onde estão os idosos, doentes, pessoas necessitadas, crianças, católicos que eram convidados a retornar à Igreja; juntamente com os Vicentinos, Pastoral da Criança e a Pastoral do Idoso, se atendiam as necessidades mais urgentes. Também o COMIPA entregava materiais de divulgação da paróquia, auxiliavam na administração dos sacramentos, apontando onde havia necessidade e rezavam missas nas casas.
Hoje, depois de ter sofridos os fortes impactos da pandemia, o COMIPA está em fase de reestruturação, para melhor se organizar e anunciar mais eficazmente o evangelho, atendendo ao povo de Deus, atendendo à exigência do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que coloca como prioridade pastoral a Acolhida e a Missão em toda a Diocese, e impulsionados pelo clamoroso pedido do Papa Francisco que pede uma Igreja em saída.
Em outubro, a Igreja no Brasil vive o mês missionário, mês especial para o anúncio do evangelho para todas as pessoas, especialmente àquelas que ainda não tiverem uma experiência pessoal com o Senhor Bom Jesus. Em unidade com toda a Igreja no Brasil, nossa diocese propõe também a vivência do mês missionário em cada paróquia, onde cada uma é convidada a viver a missão no seu próprio contexto. Em nossa paróquia, vivemos um intenso mês de missão, indo às ruas, visitando pessoas e casas, e anunciando o evangelho para todas elas. Este movimento missionário, será realizado pelo nosso COMIPA, em unidade com todos os missionários e visitadores de nossa paróquia, tudo isto para que todas as pessoas possam conhecer melhor e mais amar a Jesus!
Haverá um período de formação para os membros do COMIPA, e logo após, será realizada a missão evangelizadora de visitação nas casas e famílias da região paroquial. Serão organizadas visitas às casas, momentos de oração nas famílias e um serviço de escuta das suas necessidades.
Um dos objetivos da missão será realizar o mapeamento do território de nossa região.
Se você sente um chamado a participar desta pastoral, entre em contato conosco e venha ser um missionário evangelizador.
Texto de
Luís Júnior
Paulo Sérgio
(Coordenadores da COMIPA)
Objetivos:
1- Caracterizar os setores do entorno da paróquia através da aplicação e análise de questionário específico, para levantamento de dados gerais das famílias que residem nos bairros próximos;
2- Analizar os dados coletados e categorizar de acordo com demandas específicas;
3- Encaminhar as demandas coletadas para as pastorais específicas a cada caso. Exemplo: idoso, encaminhar para pastoral da pessoa idosa/ desempregados e carentes, vicentinos, etc;
4- Evangelizar através de diferentes modos como: diálogo aberto e acolhedor no contato direto com as famílias, missas e terços nas casas do bairro que está sendo aplicado o questionário, mutirão com convites aos católicos afastados para participarem das missas e diferentes atividades religiosas e assistências da paróquia;
5- Tirar dúvidas das pessoas em relação procedimentos sacramentais ou encaminhar à secretaria da paróquia;
6- Manter um elo de aproximação aberta e acolhedora com as pastorais potenciais, bem como, com as demais pastorais e movimentos, num diálogo aberto e fraterno sobre a grande missão da igreja na atualidade: evangelizar e buscar recursos por uma sociedade mais humana e equidade social.