Enxergando a necessidade de acolher os jovens que haviam recebido o Sacramento da Crisma e de ajudar as pastorais sociais, a coordenadora da Pastoral da Crisma, Thauany Vulcanis teve a ideia de formar um grupo de jovens. Sendo assim, ela entrou em contato com o coordenador da PASCOM (Pastoral da Comunicação), Matheus Fernandes e com o coordenador do SAV (Serviço de Animação Vocacional), Wesley Araujo, apresentando-lhes a ideia, que fora abraçada por eles. Em reunião do SAV, Thauany sugeriu os nomes de dois jovens atuantes na paróquia para a coordenação do grupo: Daniel Lima e Camilly Balbino. Wesley sugeriu o nome de uma jovem também atuante: Luana Marques, que já teve experiência com grupo de jovens. Realizaram uma reunião com os três, e a proposta foi acolhida.
O grupo recebeu o nome JEM (Juventude Eucarística Missionária), que foi dado por frei Eduardo, que atuou na paróquia. Trata-se de um grupo voltado à Eucaristia e à oração. A cor do grupo é a dourada, uma referência ao Santíssimo Sacramento do Altar. O padroeiro do grupo, também sugerido pelo frei, é o Beato Carlo Acutis, que era um adolescente apaixonado pela Eucaristia. Sua frase conhecida é: ”A Eucaristia é a minha estrada para o céu”. Além disso, ele gostava de viagens, de praticar esportes, de jogar videogame, da companhia dos amigos, de praticar a caridade, e que utilizava muito bem a internet criando exposições virtuais com assuntos voltados à fé. Não foi sem motivo que Carlo foi chamado de “Apóstolo da Internet”.
A mascote do grupo é o pelicano e por um motivo todo especial: quando não tem como alimentar suas crias, ele arranca de si nacos de carne, assim consegue alimentá-los. Oferece sua vida para que os filhos vivam, como Jesus, que ofertou a Si mesmo no alto da cruz para a Salvação da humanidade e que se faz alimento no pão e vinho consagrados.
No dia 23 de Janeiro, o JEM iniciou suas atividades abrindo, novamente, as portas para os jovens com o objetivo de levá-los ao Cristo. Nesse dia, ocorreu:a recepção dos participantes, músicas, três dinâmicas, uma mensagem belíssima, distribuição de lembrancinhas. Foi cantado “parabéns” ao aniversariante do dia, o coordenador Daniel Lima, e ao final do encontro ocorreu uma confraternização. Sem dúvidas, foi um dia muito especial.
O padroeiro do grupo ensinou e ensina, através do seu exemplo de fé, que é possível ser santo sem deixar de ser jovem!
O grupo se reúne, após a Missa das 9 horas, no salão paroquial e espera você para novas dinâmicas, aprendizado da fé católica, músicas, momentos de espiritualidade, partilha, ajuda para outras pastorais, momentos de alegria e para fazer parte desse time.
Inspirado pela frase de Carlo Acutis: “Estar sempre unido a Jesus, esse é o meu projeto de vida.”, Vem para o JEM!
Eder Lovo – Conselheiro do JEM