Na terça-feira, dia 13 de agosto, recebemos em nossa paróquia o Pe. Guilherme Franco, da Paróquia São Jorge em Santo André e coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia e do Setor Música da Diocese. Ele veio para dar uma formação sobre o canto litúrgico, ele nos falou da importância do canto litúrgico nas celebrações, tendo como referência o item 112 do documento SacrossanctumConcilium (do CVII).
Padre Guilherme mostrou-nos que o canto litúrgico é parte integrante da Santa Missa, não é um tapa-buraco, e que nem toda música considerada religiosa é adequada para os ritos litúrgicos, bem como a diferença entre uma e outra. Sendo que todo canto litúrgico é religioso, mas nem toda música religiosa serve para a liturgia. Assim, todas as bandas, corais e animadores do canto litúrgico devem fazer toda a assembleia cantar. Outra referência que o Pe. Guilherme citou foi o Diretório Litúrgico da Diocese de Santo André, que fala sobre o incentivo à participação da assembleia nos cânticos, bem como orientações aos animadores, músicos e instrumentistas.
Agradecemos a presença do Padre Guilherme, que já fez trabalho pastoral em nossa paróquia quando seminarista. Pedimos a Deus que abençoe seu ministério, juntando aos esforços das equipes de Liturgia e Música Sacra em atender aos documentos apresentados nesta formação.
Luciano
Coordenador da Pastoral da Música Sacra.