A nossa vida cristã é cheia de sinais e acontecimentos que nos fazem lembrar da presença de Deus. Alguns fatos são simples, já outros são bem marcantes, e nos fazem reanimar e fortalecer em nossa fé, segundo a Boa nova trazida por Jesus. Alguns destes sinais conhecemos como sacramentos, cada um deles agindo em alguma fase de nossas vidas, mesmo que diferentes, eles estão presentes dos primeiros até os últimos anos de vida.
A nossa igreja é um lugar próprio para que estes sacramentos possam ser realizados e a graça divina manifestada na vida das pessoas. Praticamente todos os domingos, crianças são batizadas e adentram na fé católica, sendo acolhidas por nossa comunidade. Em todas as missas é celebrada a Eucaristia, sacramento que nos acompanha durante toda a nossa vida, sendo alimento para o corpo e remédio para a alma. E de tempos em tempos, adolescentes, jovens e adultos confirmam sua fé através do sacramento da Crisma, onde recebem os 7 dons do Espírito Santo para terem maturidade em suas caminhadas.
Neste mês de maio, mês especialmente dedicado à Nossa Senhora, temos a alegria também de ter dois momentos sacramentais bem marcantes para a vida de algumas pessoas que já a algum tempo estão sendo preparadas pelos catequistas de nossa paróquia para receberem os sacramento da Eucaristia e da Crisma.No dia 11 de maio, 115 pessoas, entre adolescentes, jovens e adultos receberão o sacramento da confirmação, a Crisma, e outras 95 crianças receberão a sua 1ª Eucaristia no dia 19 de maio.
Lembrando que receber o sacramento não é o fim da catequese, muito menos da caminhada cristã, pelo contrário, é apenas o início de uma longa vida dedicada a Deus. Sendo assim, ao receber os sacramentos da Eucaristia e da Crisma todos devem assumir este compromisso para suas vidas, não é algo fácil, mas é algo que deve nos dar felicidade por saber que mesmo com as inúmeras dificuldades, Deus está com todos nós.Após receberem o sacramento da Crisma, os jovens e adultos ainda terão mais um pequeno tempo de formação, chamado de Mistagogia.Pois ainda devem ser preparados um pouco mais para a longa caminhada que aceitaram dizendo seu “SIM”.
Wesley Araújo Rocha, catequista de adolescentes, jovens e adultos